Beer News

Harmonizando Cerveja e Queijo

16 nov

/

2016

Essa é uma harmonização prática e surpreendente que garante uma festa de aromas e sabores instigantes e ricos. Se aventure entre queijos e cervejas especiais!

Quem pode dizer qual outra bebida ganha da cerveja no posto de “companhia imbatível para petiscos de boteco”? Pra gente, ainda não tem nenhuma que supere. E de uns anos pra cá, tem-se descoberto mais espaços onde a cerveja ganha destaque, inclusive onde antes os vinhos reinavam absolutos.

Os queijos normalmente são associados com vinhos, mas essa é uma harmonização de sucesso com as cervejas. Especialistas dizem ser ainda melhor do que com a bebida fermentada de uvas. Garrett Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, afirma que “Em uma combinação correta, a harmonização entre cerveja e queijo é tão perfeita que não se sabe onde a cerveja termina e o queijo começa. Tanto os queijos quanto as cervejas têm equilíbrio entre doçura, acidez e notas frutadas resultantes da fermentação, dentre outras sutilezas aromáticas”.

Queijo fica melhor com Vinho ou com Cerveja?
A cerveja e o vinho, apesar de serem igualmente saborosos, alcoólicos e complexos, tem diferenças básicas de degustação. E essas características singulares fazem toda a diferença na hora de harmonizar. Alguns aromas dos queijos são encontrados em cervejas, mas não são encontrados nos vinhos, por exemplo. Mesmo as harmonizações podendo serem feitas por semelhança ou contraste, como os aromas da cerveja são mais “explícitos” que os do vinho, iniciantes (do mundo do queijo ou da cerveja) podem ficar mais confortáveis testando as combinações.

Outro ponto importante é a carbonatação da cerveja (gás). A gordura do queijo pode facilmente “cobrir” as papilas gustativas, se você não tomar o vinho certo, a bebida não vai se misturar ao queijo e vai dar duas diferentes experiências gustativas. Graças ao gás que a cerveja tem, ela “limpa” o palato pra não ter confusão de que sabor você está sentindo. Eles se misturam, principalmente por serem ambos lentamente fermentados. A cerveja nutre o sabor do queijo na boca, ampliando seu sabor . O álcool, a acidez e o amargor têm efeitos similares, equilibrando cremosidades e toques amanteigados de diferentes queijos.

De volta às origens do sabor
Coincidência ou não, tanto as cervejas como os queijos estão numa onda reversa da produção em larga escala. Esses produtos passam atualmente pela “revolução artesanal” e deixam pra trás a produção padronizada mas não necessariamente saborosa. Em suas versões artesanais os dois possuem sabores comuns (nozes, pães, cereais, amêndoas, caramelo e etc), o que ajuda bastante nas combinações. Eles dão tão certos juntos que vão bem como entrada, como petisco e até como sobremesa.

Mas e aí? Qual cerveja vai com qual queijo?
Falando bem por cima, pra não dar nenhum problema é só seguir a seguinte regrinha: Combine de acordo com a intensidade de sabor. É logico que dá pra combinar de outros jeitos e ficar muito bom. Vai sempre depender do que você e seus convidados mais gostarem! Conheça nossas dicas:

Queijo minas / American Lager
minas  Barco American Lager
Para o queijo mais consumido do Brasil, nada melhor que uma harmonização com o estilo mais consumido no país e no mundo. Uma combinação descomplicada e que está na geladeira de todo o brasileiro. O queijo fresco com a sua ligeira acidez natural e sal equilibrado vai muito bem com o toque de cereais e a refrescânsia das American Lagers. Compre aqui!

Mozzarella de búfala / Witbier
  Page 24 Blanche
Uma combinação por semelhança e sutileza. A Mozzarella de búfala é delicada, macia, apresenta o interior úmido e um sabor suave. Uma cerveja de trigo também sutil e delicada com aromas e sabores cítricos vai complementar a gama de sabores desse queijo. A suavidade e a maciez do queijo se misturam a picância, efervescência e acidez agradável do estilo. Compre aqui!

Grana Padano / India Pale Ale
grana  Buxton Ace Edge
O Grana padano é o primeiro dos queijos duros da história. De cor amarelo forte, ele é grosso, quebradiço e oleoso. O seu sabor é intensamente frutado e salgado. As India Pale Ales têm o amargor e a potência alcoólica na medida certa para suavizar o sabor e limpar o palato da gordura e do sal acentuado do alimento. Esse queijo pode apresentar notas de abacaxi, notas comumente presentes nas IPAs. Compre aqui!

Brie / Saison
  Fantôme Printemps
O Brie é um queijo de textura cremosa e envolvido por uma casca branca aveludada. Seu sabor é bem marcante e sua textura é untuosa. Conhecido por sua versatilidade, esse queijo fica uma delicia com geleias, frutas secas, nozes, ervas, molhos e embutidos. Não é à toa que ele é o par perfeito para a também versátil Saison. A acidez e efervescência da cerveja limpa o paladar para mais uma mordida e comporta bem todos os acompanhamentos com esse queijo. Compre aqui!

Gorgonzola / Belgian Dark Strong Ale
Gorgonzola  Struise Pannepot 2014
Com uma massa cremosa, um sabor e aroma intenso, o gorgonzola é um queijo do tipo azul, com salga pronunciada.  Para equilibrar, o dulçor e a potência alcoólica acompanhadas da base de malte com bastante estrutura, assim como se prova nas Belgian Dark Strong Ale. O salgado do queijo casa com a doçura e torrefação da cerveja, enquanto a gordura é derretida pelo álcool, para limpar as papilas gustativas. Compre aqui!

Canastra maturado / Imperial Stout
canastra  To Øl Goliat Imperial Coffee Stout
O queijo canastra, principalmente quando maturado por mais tempo, é forte, duro, meio picante, denso e encorpado. Nada melhor do que combinar com uma cerveja também encorpada, e marcante. A Imperial Stout é alcoólica e tostada, capaz de derreter o queijo na boa, limpar sua gordura do paladar, além da combinação gerar em um terceiro sabor que une o dulçor da cerveja com a picância do queijo. Compre aqui!

A gente juntou 2 casais de sócios pra provar essas combinações às cegas. Será que eles acertaram os pares?

 

Malte sua Dúvida


Se você tem uma dúvida, é questionador ou quer saber ainda mais sobre cervejas, é só mandar que a gente responde!

Os campos marcados com um * são requeridos

Diz aí!


Se não tiver ninguém pra dividir a minha cerveja vai ser:

Loading ... Loading ...
Bebo Melhor Bebo Melhor

A WBeer.com.br é um site e clube de cervejas que tem o objetivo de tornar seu momento ainda melhor, entregando pra você os melhores rótulos do mundo.

Contatos

beer@beer.com.br

(27) 3202-2601

SE BEBER, NÃO DIRIJA, APRECIE COM MODERAÇÃO, A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS.