A rainha Cleópatra e seus encantos | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Inteligente e culta, Cleópatra foi considerada uma das mais emblemáticas autoridades da Antiguidade e desperta o interesse de historiadores até hoje. A intrigante rainha do Egito governou durante pouco mais de 20 anos e soube como ninguém conduzir seus conhecimentos para comandar o seu reino. Educada em Alexandria e dona de um currículo que incluía saberes em matemática, astronomia, filosofia e oratória, Cleópatra era fluente em pelo menos 12 idiomas e era hábil na arte do discurso. Ainda que produções hollywoodianas apresentem a rainha como belíssima e atraente, é bem provável que um dos seus principais atributos de convencimento tenha sido justamente sua perspicácia.

Maestria que inclusive lhe rendeu amantes célebres como os generais romanos: Júlio César e Marco Antonio, com os quais teve filhos e despertou burburinhos do povo. Acusavam-na de perigosa, ardilosa, ameaçadora e, entre uma fofoca e outra, também comentou-se muito sobre seus truques para manter-se irresistível. É justamente aí que entra o nosso personagem: o vinho! A bebida era importantíssima no Egito Antigo e apreciada por Cleópatra. Além de utilizá-la em banquetes, conta-se que a rainha também usava o vinho em suas estratégias.

Uma delas é contada na “lenda” sobre a pérola dissolvida em um cálice e em seguida ingerida por ela, em cumprimento a uma aposta feita com o general Marco Antonio. A outra é revelada como segredo de beleza, em banhos vaidosos para que as propriedades antioxidantes da iguaria pudessem trazer benefícios para a pele da rainha. Curiosidades à parte, essa última história pegou e hoje em dia o tal banho é oferecido inclusive por SPAs que incluem o vinho em seus tratamentos estéticos, acredita? Pelo jeito, Cleópatra tem mesmo um grande poder de persuasão e nada melhor do que homenageá-la com um brinde. Servido?

Experiênciaessenciais

Experiência que traz vinhos descomplicados, indispensáveis para os seus momentos de felicidade.
R$ 70/seleção

Continue Explorando