Harmonização à francesa| Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

No imaginário comum, vinho francês é sinônimo de sofisticação e só harmoniza com pratos rebuscados. Mas, apesar da França ser de fato internacionalmente reconhecida por sua alta gastronomia, a vida cotidiana dos seus habitantes não segue essa cartilha. Afinal, por lá o vinho é uma bebida do dia a dia, companheira de todas as horas e de (quase) todas as refeições. E, quando se trata de culinária francesa, o requinte está mesmo é nos detalhes – principalmente quando falamos da região de Languedoc-Roussillon, onde se adota a dieta mediterrânea, rica em frutas, verduras e legumes, além de cereais frescos e pães, ovos, peixes e frutos do mar, muito azeite de boa qualidade e, claro, deliciosos queijos. Por fim, como não poderia faltar, a recomendação mediterrânea é a escolha de um bom vinho local para acompanhar os pratos, que devem ser degustados sem pressa.

Entre as especialidades regionais, destacam-se tradições da cozinha francesa, como o cassoulet, a famosa “feijoada branca”; o aligot, que nada mais é que um purê de batatas com queijo, alho e tomilho; e a tielle sétoise, uma torta de polvo com tomates. É interessante observar que, do simples ao sofisticado, o segredo dos sabores está na origem dos alimentos – cultivados e colhidos pela área, todos frescos.

Para os que preferem pratos mais comuns à nossa cultura, os vinhos da seleção de julho caem bem com uma extensa variedade de pratos. Tanto a Merlot quanto a Cabernet Sauvignon são uvas bastante democráticas e, além de agradarem diferentes paladares, harmonizam com várias receitas do nosso dia a dia. A Merlot, por exemplo, acompanha hambúrgueres, pizzas com carnes, lasanha à bolonhesa e outras massas, risotos e queijos como provolone e reino. A Cabernet Sauvignon também combina com pratos marcantes, com cortes generosos de carne vermelha, galetos, massas e queijos como gouda e estepe. Ou seja: não faltam opções para harmonizar com seus vinhos deste mês. E, independentemente das receitas que fazem a sua cabeça, vale seguir o ritual francês nas refeições: saborear lentamente e com prazer. Bon appétit!

Experiênciaessenciais

Experiência que traz vinhos descomplicados, indispensáveis para os seus momentos de felicidade.
R$ 70/seleção

Continue Explorando