Influência das barricas de carvalho | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

O barril de carvalho é uma coisa tão, mas tão importante que, em 1325, originou até um conflito com 2 mil mortos, a chamada de Guerra no Barril. Curiosidades à parte, as barricas têm forte influência na produção do vinho.

Incluso no processo de fermentação da bebida desde o século III, pelos romanos, as barricas de carvalho eram responsáveis por armazenar e transportar o vinho. Hoje, quando bem utilizada, ele acrescenta complexidade aos rótulos e traz a eles características únicas.

O carvalho, que se provou a mais resistente, leve, maleável e impermeável das madeiras já testadas pelas vinícolas, também possui mais afinidade com o sabor do vinho e, por isso, acaba sendo o escolhido.

Nos vinhos dessa seleção, por exemplo, foram usados carvalhos do tipo americano e francês, que são os mais famosos, mas também existem outros como o húngaro, o russo e o esloveno. Eles fazem o papel de micro-oxigenar o vinho, além de garantir, durante o processo de maturação, que as partículas liberadas interajam com a bebida fazendo com que ela fique ainda mais especial. Sabia dessa?

Experiêncianotáveis

Experiência com exemplares prestigiados, ideal para paladares mais aguçados.
R$ 180/seleção

Continue Explorando