A impronunciável Qualitätswein (QbA) | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Não dá nem para arriscar falar essa palavra em voz alta, certamente. Mas, em seu significado, Qualitätswein não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário. O termo representa uma categoria de qualidade, que na Alemanha pode ser comparada a uma Denominação de Origem.

Presente nos contrarrótulos dos dois vinhos desta seleção, QbA atesta o cumprimento a regras e normas específicas que devem ser seguidas pelos produtores alemães e considera que as uvas atinjam um grau mínimo de maturação e que sejam provenientes de uma das trezes regiões vitivinícolas estabelecidas pela organização.

Determinadas pela legislação alemã, as siglas definem colheitas selecionadas. E, por mais que pareça complicado para quem não está familiarizado, os vinhos do país são basicamente classificados por dois critérios. Um deles é quanto à doçura, ou seja, o teor de açúcar residual em gramas por litro (Trocken/Selection, Halbtrocken/Classic, Feinherb, Liebliche, süß or Süss). O outro é quanto à qualidade (Tafelwein e Landwein, QbA, Prädikatswein). E a partir daí é decoreba. Você vai olhando uma garrafa aqui outra ali, lendo e fixando a nomenclatura. Uma espécie de exercício que você pode começar abrindo sua WineBox. Tim-tim!

Experiênciarefrescantes

Experiência com vinhos cheios de frescor e leveza, para você aproveitar no dia a dia.
R$ 100/seleção

Continue Explorando