A rainha das uvas brancas: a Chardonnay | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Se existe uma casta que merece a coroa entre as variedades brancas, certamente é a Chardonnay. Ela é a uva branca de maior sucesso em todo o mundo. Originária da Borgonha, ela ganhou destaque em países do Novo Mundo, como os Estados Unidos, Argentina, Chile, Nova Zelândia, África do Sul e o próprio Brasil. É a variedade branca mais difundida nos vinhedos ao redor do mundo e sua fama é graças à facilidade de se adaptar a diversas regiões, gerando vinhos de distintas personalidades, sejam secos, doces ou espumantes.

Em relação às suas características mais específicas, vamos começar pelos aromas. Os vinhos Chardonnay podem apresentar aromas de frutas cítricas, frutas brancas e amarelas, frutas tropicais, avelãs e manteiga. Ou seja, de uma mesma uva, temos vinhos diferentes. Isso que é versatilidade!

Vale ressaltar que essas características variam de acordo com o clima da região em que a uva é cultivada. Em climas mais quentes, os vinhos possuem acidez menor e os aromas evoluem para notas de pêssego e melão, por exemplo. Já nos climas frios, os aromas puxam mais para maçã e são mais ácidos. Além disso, também possuem uma coloração mais pálida, enquanto os de climas quentes são mais vibrantes.

Pela sua versatilidade para produzir vinhos bem variados, algum rótulo feito dela sempre agrada aos amantes dos vinhos. Ou seja, a Chardonnay reina mesmo!

Experiênciarefrescantes

Experiência com vinhos cheios de frescor e leveza, para você aproveitar no dia a dia.
R$ 100/seleção

Continue Explorando