Mitos desvendados: a verdade por trás dos brancos | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Quando falamos em 1° de abril, o que vem à sua cabeça logo de primeira? Dia da Mentira. Mas estamos aqui neste mês para dizer algumas verdades sobre os vinhos brancos. Muito se fala sobre eles: os processos de produção, as castas utilizadas e por aí vai. É claro que existem muitos mitos envolvidos nesse universo. Justamente por causa disso, vamos esclarecer alguns deles.

Vinhos brancos não necessariamente são produzidos com uvas brancas. Isso mesmo, você não leu errado. Dá para fazer vinho branco com uvas tintas. Quem dá a coloração ao vinho são os polifenóis, substância presente na casca e na semente das uvas. Então, um vinho branco pode vir de uma uva tinta sim. Para isso, o processo de vinificação acontece sem contato com a casca. Bom, o mito de que vinhos brancos são feitos só com uvas verdes e de cascas claras já caiu por terra!

Outro senso comum é sobre a harmonização: vinho branco só com peixes e frutos do mar. Nada disso. Há certos vinhos brancos que podem ser sim harmonizados com pizzas, como as margherita, massas, lasanhas, à base de molhos brancos e queijos variados, por exemplo. Dependendo do preparo e dos temperos utilizados, o vinho branco é perfeito para dar o equilíbrio certo na hora de harmonizar. Se você nunca provou, está perdendo.

Experiênciarefrescantes

Experiência com vinhos cheios de frescor e leveza, para você aproveitar no dia a dia.
R$ 100/seleção

Continue Explorando