Buon appetito| Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Não é por acaso que os italianos gesticulam tanto. Como expressar em palavras a magnificência de sua gastronomia? Só apelando para os movimentos corporais mesmo! As refeições Made in Italy, quase sempre acompanhadas de pão e vinho, enaltecem os sabores e aromas naturais dos ingredientes e deixam os turistas de queixos caídos. Na dica de harmonização da seleção deste mês, por exemplo, têm delícias vindas de lá: o talharim à putanesca, o risoto com quatro queijos e o pappardelle com ragu de costela são alguns dos que vão bem com nossos tintos (um Merlot e um Refosco) e nos inspiraram a falar um pouquinho mais dessa incrível culinária.

Simples e baseada em produtos da estação, a cozinha italiana é sazonal e nela se usa bastante azeite de oliva. Entre os cortes especiais de carne estão o ossobuco, o escalope de vitela e o carpaccio e, vale lembrar, que por lá eles também abusam dos molhos. Por exemplo o ragu, molho de carne cozida. Quem for lá, fica a recomendação de experimentar o bresaola (embutido típico do norte da Itália, feito de carne bovina magra), o risoto (que leva um arroz frito na manteiga com cebola e diversos ingredientes a gosto), a bruschetta (aquela torradinha com tomate, alho e outras especiarias em cima), tiramisú (sobremesa que combina queijo e café), além de outras delícias que fisgarem seu olfato ou olhar pelo caminho.

É legal saber que, tradicionalmente, a refeição italiana é dividida em antipasti (entrada), primi piatto (onde as massas são destaque), secondi piatto (normalmente carnes ou peixes) e dolce. No entanto, nem sempre eles seguem essa regrinha ao pé da letra, deixando a gente livre para uma mesa farta. Os vinhos, escolhidos para enriquecer o paladar são costume. Nada de sucos ou refrigerantes, o usual mesmo é ver vinho e água sobre a mesa. E, quando você for provar os exemplares de origem da Delle Venezie deste mês, um harmônico e saboroso e outro equilibrado com persistência agradável em boca, você vai entender. Buon mangiare!

Experiênciasingulares

Vinhos de vinícolas exclusivas e safras de produção limitada, para quem é tem o paladar experiente.
R$ 260/seleção

Continue Explorando