Daqui a 10 anos | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Independentemente de você ter um perfil mais ansioso ou não, todos nós já nos pegamos dando aquela espiadinha no futuro. É inevitável.

O pensamento vai embora e quando a gente vê, já estamos fazendo planos, especulações e enxergando o horizonte com aquela pontinha de curiosidade.

O ciclo de vida é assim mesmo. Nascemos, crescemos e, no meio do caminho, nos perguntamos sobre o amanhã. Os vinhos caminham por uma trajetória parecida. A partir do momento em que fica pronta, a bebida passa a ser influenciada por diversos fatores externos, chega ao seu auge e depois ao seu fim. Essa estimativa é chamada de “potencial de guarda” e, por coincidência, as duas dos rótulos deste mês são de 10 anos.

O potencial de guarda é a expectativa máxima de vida de um vinho, preservando suas qualidades. Para alcançar longevidade, um vinho deve ser conservado em condições adequadas, de preferência em adegas, com umidade controlada e sem muita exposição à luminosidade. Além disso, contam como aspectos positivos a qualidade das uvas, a quantidade de extração que foi feita na fermentação e a casta de uva utilizada.

Cedo ou tarde, todo vinho chega ao seu momento ideal de consumo e, por último, decretam o arremate da carreira. A gente aproveita toda essa reflexão para perguntar: como você se vê daqui a 10 anos?

Experiênciasingulares

Vinhos de vinícolas exclusivas e safras de produção limitada, para quem é tem o paladar experiente.
R$ 260/seleção

Continue Explorando