Refosco, um dos grandes achados da Itália & Merlot, uma grata surpresa| Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Discreta, pouco citada, mas fascinante. Assim é a Refosco, uva tinta que é destaque no nordeste da Itália, área que possui vinhas antigas dessa variedade. Com uma safra de qualidade, a casta virou ingrediente principal do exemplar La Roncaia I.G.T. Delle Venezie Refosco 2015 desta seleção e a garrafa acabou se tornando uma excelente opção para conhecer a tipicidade da região.

Admirada e mencionada pelo escritor romano Plínio, o Velho, a uva também já foi apontada como o vinho preferido da esposa do primeiro imperador romano, Otávio Augusto. Cultivada na Itália, Eslovênia e Croácia, a casta já tem uma idade avançada e entre as muitas subvariedades que possui, a Refosco dal Peduncolo Rosso é uma das mais conhecidas. Esta, tem alto grau de acidez, produz vinhos bem escuros, encorpados, com taninos bem presentes e nuances verdes (marcante teor herbáceo). É uma uva de maturação tardia que, na grande maioria dos casos, produz fermentados longe de madeira.

Por outro lado, a Merlot, com qual foi feito o vinho La Roncaia Fusco I.G.T. Delle Venezie Merlot 2015 é uma grata surpresa quando vinda da Itália. Embora suas raízes sejam de Bordeaux, na França, a uva está plantada na maior parte das 20 regiões vitivinícolas italianas com magníficos exemplares de Úmbria, Toscana e Friuli (de onde veio o nosso). Além disso, o rótulo do mês, em especial, tem ainda a técnica de Appassimento inclusa em sua ficha de produção. O que significa que parte dos bagos desse tinto foi submetida a uma secagem natural, que pode ocorrer em prateleiras ou em tapetes de palha e, por isso, resultou em um vinho mais estruturado, frutado e intenso em aromas e sabores.

Levando em conta que neste Clube você vai degustar varietais, ou seja, vinhos 100% feitos de uma mesma uva, de ambas as castas, temos certeza que o rol de sensações será riquíssimo.

Experiênciasingulares

Vinhos de vinícolas exclusivas e safras de produção limitada, para quem é tem o paladar experiente.
R$ 260/seleção

Continue Explorando