Tradições na degustação | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Sofisticação, elegância e um toque de personalidade. O ato de degustar e apreciar os vinhos conta com algumas tradições que remontam à antiguidade. Ainda hoje, para algumas pessoas, criar um clima ao redor da ocasião de degustar uma taça torna o momento ainda mais prazeroso e ajuda a relaxar.

Cheirar a rolha de cortiça, enfiar o nariz dentro da taça para inalar o aroma da bebida e balançar o vinho são gestos que ajudam a provocar ainda mais sensações. Algumas pessoas levam essas práticas tão a sério que chega a ser até um tipo de 'ritual do vinho.

Porém, nem só desse tipo de ritual vive o conteúdo das garrafas. O ato de erguer as taças para brindar, por exemplo, remonta povos antigos. Diz-se que gregos e fenícios faziam isso como forma de oferecer simbolicamente o vinho aos deuses. E quando o assunto era saciar a sede das divindades, os romanos iam além e até derramavam um pouco de bebida no chão (algo como “dar um gole para o santo”).

Uma outra versão para essa prática diz que o brinde seria um modo de selar acordos de paz entre impérios. A história conta que o mediador do conflito deveria se levantar, beber um gole para mostrar que a bebida não estava envenenada e com isso mostrar boa vontade para com o adversário.

As tradições não param por aí. Na Babilônia, tinha-se o hábito do pai da noiva dar de presente ao seu genro, depois de um mês de casado, um vinho feito de mel que tinha em suas adegas.

Já na Grécia, o ritual de “beber juntos” (simpósio, em grego) traduzia o ato de sentar-se em uma banqueta e aproveitar vinhos, mulheres e música. Outra tradição era a de batizar barcos com garrafas de champagne e, entre diversos países, também se conserva a prática de festejar a colheita.

História vai, história vem e você pode saudar todas elas enquanto aprecia nossos rótulos. Saúde!

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Experiênciasingulares

Vinhos de vinícolas exclusivas e safras de produção limitada, para quem é tem o paladar experiente.
R$ 260/seleção

Continue Explorando