Marianne: a célebre personificação da liberdade | Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Emblemática em sua representação com barrete ou gorro frígio (usado pelos escravos libertos na Grécia e Roma), Marianne tornou-se símbolo de liberdade na França e deu nome à vinícola desta seleção: Marianne Wine Estate.

Sua imagem jovem e vívida ficou conhecida em selos postais franceses, moedas da União Europeia e na própria Estátua da Liberdade, na cidade de Nova Iorque. Os ideais que simbolizam são liberdade, igualdade e fraternidade, virtudes da República após um período revolucionário.

E por que Marianne é assim tão popular? Justamente por retratar o povo. O surgimento desse modelo data entre setembro e outubro de 1792, e seu nome nada mais é do que a união de Marie e Anne, dois nomes muito comuns entre as mulheres francesas do século XVIII. Inspirada na obra de Eugène Delacroix, “A Liberdade Guiando o Povo”, a “senhora liberdade” foi originalmente criada para ocultar as características de qualquer modelo reconhecível.

Porém, nos últimos 50 anos, o governo francês recrutou celebridades diversas para emprestar seus rostos ao arquétipo. São elas: Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Laetitia Casta. E, no final das contas, como não aceitar essa oportunidade para dar asas a esse emblema? Entre vinícolas e vinhos, a gente é mesmo fã da sensação de independência que bebericar um bom rótulo proporciona. Capriche e usufrua desse momento.

Experiênciasurpreendentes

Rótulos do mundo inteiro, com sabores mais complexos para serem explorados.
R$ 124/seleção

Continue Explorando