Dias de luta, dias de glória| Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Inspiração para grandes sucessos de bilheteria, a vida dos gladiadores romanos era cercada pelo vinho. Aliás, toda a Roma Antiga era cercada pelo vinho, afinal, ela é o berço do cultivo de uvas e produção de vinhos para quase todas as mais famosas regiões de vinicultura atuais.

Os gladiadores eram uma atração para o público das cidades e também para a alta corte da sociedade romana. Muitos Imperadores eram grandes fãs das batalhas nas arenas e até patrocinavam os 'espetáculos'. Em alguns momentos, eles até chegavam a desafiar os lutadores para a sua própria diversão. O imperador sempre saía vitorioso, é claro!

Quando entravam na arena, para os gladiadores era tudo ou nada. Ganhar ou perder. Viver ou morrer. E para quem vivesse, uma das recompensas era o banquete, chamado de cena libera - sim, era comida liberada - com muito vinho, além de dinheiro, o que muitos dos gladiadores juntavam para comprar a sua liberdade. O Coliseu foi a arena mais famosa das lutas da Idade Antiga e os gladiadores duraram até o ano 400 da era cristã. Ah, e mesmo com o objetivo mortal, a luta possuía regras para equilibrar a competição. Algumas delas foram base, inclusive, para a definição das regras da atual luta greco-romana, esporte presente até nos Jogos Olímpicos.

Experiênciasurpreendentes

Rótulos do mundo inteiro, com sabores mais complexos para serem explorados.
R$ 124/seleção

Continue Explorando