Dignos de apreciação| Descobertas Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Quietos e fotogênicos, Minervois e Saint-Chinian são dois destinos perfeitos para quem quer praticar o enoturismo francês longe de toda a agitação. Repleto de cantinhos que merecem um olhar especial, as microrregiões podem ser boas candidatas para entrar para o seu roteiro de viagem, ainda mais levando em conta que você está conhecendo neste mês vinhos tintos que vieram de lá.

No caso de Minervois (nome que provavelmente veio de Minerve, terminologia celta que significa pedra), de onde selecionamos o blend com Syrah e Grenache, a população é de pouco mais de 120.000 habitantes e o número de visitações não passa de 200.000 pessoas por ano. A cidade caiu em desuso devido ao tempo e às difíceis comunicações que herdou de seu passado guerreiro. As paredes, torres e portas fortificadas que antes serviam como defesa, agora viraram motivo para criar lembranças que levam os turistas a outro século e causam uma certa nostalgia. O encantamento também é despertado pelas belezas naturais, pelo visual romântico e, claro, pela incrível oferta enológica. A microrregião, com sua variada geologia (terreno irregular, pedras fortes e altitude em torno de 50 a 300m) permite a produção de diferentes tipos de castas e ganhou de presente vinícolas que se tornaram fortes argumentos para conhecer o lugar.

Acolhedora assim também é Saint-Chinian. Formada por 20 comunas e conhecida como microrregião vinícola com sua própria denominação, a aldeia prosperou como mosteiro, sobreviveu à Cruzada dos Cátaros (1209-1229) e emergiu nos séculos XVIII e XIX como centro de fabricação de tecidos. Depois, concentrou-se na região de vinhos e hoje em dia abriga vinícolas de destaque, como a Fortant de France. Com videiras que crescem nas encostas viradas para o mar, os vinhos passaram a gerar interesse e, além deles, a simpatia do lugar também conquista. Barracas situadas na praça principal, um leque colorido de produtos, dias ensolarados para andar de bicicleta, espaços para canoagem e equitação, além de aldeias que são uma graça, Saint-Chinian é mesmo uma rota de muitos prazeres e nós acreditamos que você vai gostar de visitar.

Experiênciasurpreendentes

Rótulos do mundo inteiro, com sabores mais complexos para serem explorados.
R$ 124/seleção

Continue Explorando