Tati Bergamo Santin, 31anos, engenheira ambiental, mãe, esposa e corredora amadora. Começou correr após o nascimento do primeiro filho, ha 7 anos. Esse start se deu após o diagnostico de depressão pós parto.

Como auxilio ao tratamento, teve indicação médica de fazer alguma atividade física. Corrida foi a escolhida. Após alguns meses de tratamento e correndo, deu a volta por cima e correr se tornou muito mais que esporte, virou um estilo de vida. Atualmente Tati é maratonista e Boston Qualifier com muito orgulho.

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Dicas para pedalar de sapatilha: ⠀
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A sapatilha é indicada para todo ciclista e o momento de investir é quando você deseja evoluir. ⠀
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Você já deve ter ouvido, visto, ou sentido a dificuldade em tirar o pé da sapatilha rapidamente em caso de uma necessidade, ou simplesmente na hora de parar a bike, levando aquele famoso “tombo parado”. Eu mesma já tomei esse tombo clássico, e na minha opinião, a gente só aprende tentando e as vezes a tentativa leva ao erro. Porém se fizermos tudo com responsabilidade, não tem o que temer. Afinal queremos muito EVOLUIR! E para evoluir no ciclismo, esse passo precisa ser dado. Ao pedalar com sapatilha você aumenta a estabilidade, conforto, segurança, melhora muito o desempenho e pode minimizar lesões e dores nas articulações! ⠀
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Através da minha experiência, aí vão 3 dicas para quem deseja iniciar pedalar de sapatilha: ⠀
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Dica 1 – treine bastante o encaixe e desencaixe do pedal:⠀
Comece em num local tranquilo, sem trânsito de automóveis de preferência. Treine bastante, encaixando e desencaixando o pedal diversas vezes.⠀
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Dica 2 – se antecipe no desencaixe do pedal:⠀
Parece óbvio, mas se fosse não teríamos tantos tombos parados. Vá diminuindo a velocidade e desencaixe o pedal antes da bike parar, mesmo que você ainda fique um tempinho com a sapatilha apoiada no pedal (desencaixada). ⠀
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Dica 3 – Atenção para o sistema de encaixe/desencaixe: ⠀
Alguns pedais tem o sistema que regula a tensão para clipagem e desclipagem do pedal. Pode ser uma boa pra quem está começando, e você pode colocar o sistema mais leve, exigindo menos força pra soltar o pé. Se informe antes sobre a marca e modelo que você vai comprar. ⠀
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A sapatilha que uso atualmente é a s-works road 7! Ela possuiu sola Powerline, sola de carbono mais leve e mais rígida que a Specialized já produziu até hoje e também tem tecnologia Body Geometry que garante conforto absoluto.  Foram essas características, mais o visual clean e estiloso, que me fizeram optar por essa sapatilha. Senti que a S-Works valoriza cada watt e tem um conforto superior das outras que já testei. Linha completa de sapatilhas e todo aparato ciclístico, voce encontra na @gilmarbicicletas !
Dicas para pedalar de sapatilha: ⠀ ⠀ A sapatilha é indicada para todo ciclista e o momento de investir é quando você deseja evoluir. ⠀ ⠀ Você já deve ter ouvido, visto, ou sentido a dificuldade em tirar o pé da sapatilha rapidamente em caso de uma necessidade, ou simplesmente na hora de parar a bike, levando aquele famoso “tombo parado”. Eu mesma já tomei esse tombo clássico, e na minha opinião, a gente só aprende tentando e as vezes a tentativa leva ao erro. Porém se fizermos tudo com responsabilidade, não tem o que temer. Afinal queremos muito EVOLUIR! E para evoluir no ciclismo, esse passo precisa ser dado. Ao pedalar com sapatilha você aumenta a estabilidade, conforto, segurança, melhora muito o desempenho e pode minimizar lesões e dores nas articulações! ⠀ ⠀ Através da minha experiência, aí vão 3 dicas para quem deseja iniciar pedalar de sapatilha: ⠀ ⠀ Dica 1 – treine bastante o encaixe e desencaixe do pedal:⠀ Comece em num local tranquilo, sem trânsito de automóveis de preferência. Treine bastante, encaixando e desencaixando o pedal diversas vezes.⠀ ⠀ Dica 2 – se antecipe no desencaixe do pedal:⠀ Parece óbvio, mas se fosse não teríamos tantos tombos parados. Vá diminuindo a velocidade e desencaixe o pedal antes da bike parar, mesmo que você ainda fique um tempinho com a sapatilha apoiada no pedal (desencaixada). ⠀ ⠀ Dica 3 – Atenção para o sistema de encaixe/desencaixe: ⠀ Alguns pedais tem o sistema que regula a tensão para clipagem e desclipagem do pedal. Pode ser uma boa pra quem está começando, e você pode colocar o sistema mais leve, exigindo menos força pra soltar o pé. Se informe antes sobre a marca e modelo que você vai comprar. ⠀ ⠀ A sapatilha que uso atualmente é a s-works road 7! Ela possuiu sola Powerline, sola de carbono mais leve e mais rígida que a Specialized já produziu até hoje e também tem tecnologia Body Geometry que garante conforto absoluto. Foram essas características, mais o visual clean e estiloso, que me fizeram optar por essa sapatilha. Senti que a S-Works valoriza cada watt e tem um conforto superior das outras que já testei. Linha completa de sapatilhas e todo aparato ciclístico, voce encontra na @gilmarbicicletas !
DICAS PARA INICIANTES NA CORRIDA: post 2/2 .
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6. A respiração deve ser natural, e não ! Você não vai morrer de falta de ar. A respiração durante a corrida vai se adequando naturalmente.
DICAS PARA INICIANTES NA CORRIDA: post 2/2 . . 6. A respiração deve ser natural, e não ! Você não vai morrer de falta de ar. A respiração durante a corrida vai se adequando naturalmente. "É a lei da oferta e da demanda. Não existe um mecanismo respiratório específico. Não se preocupe demasiadamente com a respiração, ela tem que ser algo natural. Por isso se tá muito ofegante, é porque está forçando muito. Se quiser evoluir, tente aos poucos ir superando esses momentos de dificuldade respiratória. Como um passe de mágica, é assim que a evolução vem. 7. Não corra todos os dias. É isso. Mesmo que você não se sinta cansado, respeite o dia de descanso e não saia para correr. O seu corpo precisa se acostumar e processar os estímulos das corridas anteriores. O descanso é fundamental para que você se recupere dos esforços e previna lesões. 8. Faça fortalecimento. Na sua planilha, o ideal é conseguir intercalar os treinos de corrida com dias de fortalecimento. 9. Hidrate-se. Leve uma garrafa de água e esconda em algum ponto que consiga pegar com facilidade. Pode ser em uma árvore, ou no carro mesmo. 10. Busque uma planilha. Para quem não conhece, uma planilha de treinamento é uma espécie de agenda que vai te orientar a desenvolver a corrida como hábito e te auxiliar em sua evolução como corredor. Pode ser feita por um treinador ou hoje em dia, alguns aplicativos de esporte possuem planilhas genéricas para quem quer atingir determinados objetivos. O @strava é minha indicação. 11. Foque no seu objetivo e valorize cada conquista. A comparação é o princípio da infelicidade. Por isso sua corrida, É SUA CONQUISTA! Não se compare , corra e se prepare para após de cada treino, se sentir mais capaz de conquistar o que sonhar. Espero ter ajudado! . . #eucorrendo #instarunners #correrecompartilhar #corridams #sportsphotography
DICAS PARA INICIANTES NA CORRIDA! Post 1/2.

Tá aí o exemplo da pessoa que aqui nos fala. Comecei a correr exatamente como vocês. Do zero! Tirando toda história da depressao pós parto que me deu o start para correr e nunca mais parar, minha vida runnistica também iniciou tendo todas dificuldades! Por isso aí vão algumas dicas para quem deseja correr, mas precisa de um empurrãozinho para começar. 
1. Caso seja totalmente sedentário, faça uma avaliação física/médica para ter total segurança no treinamento e se possível tenha um treinador para te orientar. 
2. Escolha um horário fixo para se dedicar ao esporte e o priorize. Conseguir correr sem parar, sequer PRINCIPALMENTE muita CONSTÂNCIA no início. A HORA DO SEU TREINO PRECISA SER SAGRADA.
3. Escolha um local plano e de fácil acesso. Não coloque empecilhos nisso. Correr é o esporte mais democrático do mundo . Pode correr em volta do quarteirão da sua casa POR EXEMPLO. Sem gps e de início com o tênis que tiver. Não é preciso tênis da moda e obrigatoriamente medir kilometros. Essas obrigações de seguir padrões, acaba adiando o começo de um esporte tão simples. 
4. Falando em medir kilometros, de início é melhor basear seus treinos por tempo. Por exemplo, comece com treinos de 20 minutos, depois vá aumentando gradativamente, conforme sinta seu corpo adaptado a aquele esforço. Não adianta querer 5km no início. Provavelmente levaria mais tempo do que seu corpo ainda aguenta e o risco de lesões podem aumentar.
5. Ninguém começa correr correndo, a gente começa correr CAMINHANDO. Por isso durante seu tempo treinando, experiente fazer intervalados. Comece intercalando caminhadas mais leves com caminhadas mais rápidas. Depois, intercale caminhadas leves com trotes mais tranquilos. Por fim, intercale o trote com a corrida mais estabilizada. Você pode estabelecer metas: vou caminhar dois minutos e correr um minuto, ou caminhar uma quadra e correr meia quadra. Depois, é só ir avançando nesse desafio. Outro ponto importante é reconhecer os seus limites. Nos primeiros trotes, a ansiedade será o seu maior inimigo e a paciência, a maior aliada. Não se compare com outros corredores. 
Logo mais, volto com mais 5 dicas. Enjoy
DICAS PARA INICIANTES NA CORRIDA! Post 1/2. Tá aí o exemplo da pessoa que aqui nos fala. Comecei a correr exatamente como vocês. Do zero! Tirando toda história da depressao pós parto que me deu o start para correr e nunca mais parar, minha vida runnistica também iniciou tendo todas dificuldades! Por isso aí vão algumas dicas para quem deseja correr, mas precisa de um empurrãozinho para começar. 1. Caso seja totalmente sedentário, faça uma avaliação física/médica para ter total segurança no treinamento e se possível tenha um treinador para te orientar. 2. Escolha um horário fixo para se dedicar ao esporte e o priorize. Conseguir correr sem parar, sequer PRINCIPALMENTE muita CONSTÂNCIA no início. A HORA DO SEU TREINO PRECISA SER SAGRADA. 3. Escolha um local plano e de fácil acesso. Não coloque empecilhos nisso. Correr é o esporte mais democrático do mundo . Pode correr em volta do quarteirão da sua casa POR EXEMPLO. Sem gps e de início com o tênis que tiver. Não é preciso tênis da moda e obrigatoriamente medir kilometros. Essas obrigações de seguir padrões, acaba adiando o começo de um esporte tão simples. 4. Falando em medir kilometros, de início é melhor basear seus treinos por tempo. Por exemplo, comece com treinos de 20 minutos, depois vá aumentando gradativamente, conforme sinta seu corpo adaptado a aquele esforço. Não adianta querer 5km no início. Provavelmente levaria mais tempo do que seu corpo ainda aguenta e o risco de lesões podem aumentar. 5. Ninguém começa correr correndo, a gente começa correr CAMINHANDO. Por isso durante seu tempo treinando, experiente fazer intervalados. Comece intercalando caminhadas mais leves com caminhadas mais rápidas. Depois, intercale caminhadas leves com trotes mais tranquilos. Por fim, intercale o trote com a corrida mais estabilizada. Você pode estabelecer metas: vou caminhar dois minutos e correr um minuto, ou caminhar uma quadra e correr meia quadra. Depois, é só ir avançando nesse desafio. Outro ponto importante é reconhecer os seus limites. Nos primeiros trotes, a ansiedade será o seu maior inimigo e a paciência, a maior aliada. Não se compare com outros corredores. Logo mais, volto com mais 5 dicas. Enjoy
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