Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

10 competições no mundo do vinho

13 outubro 2015
  • 1654 visualizações
  • 2 comentários

Do sommelier perfeito ao melhor exemplar, há grandes competições no mundo do vinho para avaliar e premiar. Conheça algumas delas.

Você sabia que especialistas e rótulos também são avaliados e premiados? Para isso, existem diversas competições no mundo do vinho. Conheça as mais famosas:

1. Master Sommelier (MS)

É o título mais cobiçado no universo dos vinhos, concedido pela Court of Master Sommelier, na Inglaterra. São menos de 200 profissionais habilitados em todo o planeta. A prova, considerada a mais difícil do mundo, cobre absolutamente tudo o que está relacionado à bebida. Além da parte teórica, há um pedaço dedicado ao serviço e uma degustação às cegas, na qual o aluno tem 25 minutos para elencar tudo que identificar de seis rótulos.

2. Master of Wine (MW)

O Instituto Masters of Wine, em Londres, concede o título para profissionais da indústria do vinho. O exame possui três etapas: a prática, com teste cego de 36 rótulos; a teórica, que engloba produção e manipulação; conhecimento do mercado e questões contemporâneas; e a dissertação, de no mínimo 10.000 palavras, com pesquisa inédita. Atualmente, existem apenas 312 Masters of Wine no mundo inteiro, incluindo o brasileiro Dirceu Vianna Júnior.

3. Decanter World Wine Awards (DWWA)

Dica de leitura:  A vez dos vinhos brancos

Competição criada e gerida pela revista Decanter, no Reino Unido, para avaliar vinhos.  Seu júri é composto por diferentes profissionais e alguns com os títulos mencionados acima. Os rótulos bem avaliados recebem medalhas de ouro, prata ou bronze.

4. International Wine Challenge (IWC)

A competição, que também acontece na Inglaterra, está em seu 33º ano e é considerada uma das mais rigorosas no mundo dos vinhos. Os rótulos são avaliados, em testes cegos, por estilo e região. As medalhas também são de ouro, prata ou bronze.

5. International Wine and Spirit Competition (IWSC)

Considerada a competição mais antiga e prestigiada, a IWSC avalia vinhos e outras bebidas alcoólicas, em Londres. Organizada em 1969, pelo enólogo Anton Massel, concede medalhas classificadas por pontos: bronze (75-79), prata (80-89) e ouro (90-100).

6. China Wine & Spirits Awards (CWSA)

Maior competição de vinhos e bebidas alcoólicas da China. Rótulos de 35 países são avaliados por 100 juízes cuidadosamente selecionados. Tem duas edições anuais, uma no outono e outra na primavera. A premiação são medalhas de ouro, prata e bronze.

7. Concours Mondial deBruxelles

Desde a sua fundação, em 1994, tem como objetivo reconhecer e diferenciar os vinhos de qualidade superior em diferentes origens e categorias de preço. Os prêmios de concedidos para cada categoria são: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

Dica de leitura:  Um destino quase obrigatório

8. Challenge International du Vin

Realizada a cada primavera, em Bordeaux, é a maior competição de vinhos na França. Recebe mais de 5.000 rótulos, de 38 países, que são provados por cerca de 800 profissionais e consumidores mais experientes.  As medalhas são de ouro, prata e bronze.

9. Bacchus Prêmios

É a competição mais importante e a única com reconhecimento da Organização Internacional do Vinho (OIV), na Espanha. Reúne centenas de provadores profissionais responsáveis ​​pela concessão das medalhas: Gran Bacchus de Oro, Bacchus de Oro e Bacchus de Plata.

10. Mundus Vini

Criado em 2001, tornou-se um dos concursos de vinhos mais prestigiados do mundo. Realizado anualmente, na Alemanha, reúne 180 profissionais de prestígio que degustam mais de 6.000 vinhos. Os prêmios são: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

Escrito por: