Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Lambrusco: o vinho perfeito para abrir o apetite antes do almoço

25 julho 2022
  • 88 visualizações
  • 0 comentários

Com diversas opções, o Lambrusco pode ser secco, semisecco, amabile e doce

Muito apreciado pelos degustadores, o Lambrusco é um vinho que, além de delicioso, possui diversas opções disponíveis. Originado na região italiana de Emilia Romagna, próxima a Bolonha, esse vinho apresenta um estilo jovem e de consumo rápido.

Com uma coloração azul escura que vai do roxo ao preto, as uvas podem ser do tipo Malvasia ou Lambrusco, brancas ou tintas e amadurecem tardiamente, de forma a aproveitar todo o sol do outono europeu. O resultado é uma matéria-prima menos doce e muito leve.

Ele pode ser Secco, Semisecco, Amabile ou Doce, variando de acordo com o teor de açúcar na bebida e também pode ser um vinho frisante, ou seja, possui uma menor quantidade de gás do que o espumante devido ao seu processo de fermentação.

O Lambrusco é ideal para ser consumido antes de refeições pesadas, como, por exemplo, antes de comer presuntos, carne de porco, azeite e peixes caem bem para a harmonização, pois o vinho auxilia na digestão da gordura.

Qualidade do Lambrusco

Essa bebida começou a se popularizar na década de 70, quando passou a ser exportada para os Estados Unidos. De lá para cá, conquistou o gosto, inclusive, dos brasileiros, pois apresenta um custo mais baixo em comparação aos vinhos envelhecidos.Um bom exemplar do Lambrusco possui qualidade, leveza e pouco teor de açúcar. 

Qual Lambrusco escolher?

Você pode encontrar Lambrusco de qualidade por volta de R$ 30, principalmente, os que são produzidos na famosa região de Emilia-Romagna.

Esse tipo de vinho é feito para ser bebido jovem, preferencialmente, no ano em que é produzido. Por isso, os rótulos normalmente não trazem informações sobre a safra, então, é preciso ficar atento!

Não se esqueça que o ideal é que o vinho seja ser servido em uma taça específica para frisantes. Ela possui um bojo fino e delicado que preserva as bolhas do líquido e oferece sabor e aroma por mais tempo, além de manter a temperatura do vinho ideal. Se quiser, coloque as taças na geladeira para degustar uma bebida mais saborosa.

Conheça algumas opções de Lambruscos à venda na Wine!

Frisante Botticello Lambrusco I.G.T. dellEmilia Rosso Amabile: com uma acidez sutil, esse vinho é leve e frutado, com uma doçura bem discreta e um paladar refrescante. Harmoniza superbem com comidas apimentadas e agridoces, como: peixe ao molho curry, espetinho de frango, tomates recheados e até torta de limão.

Frisante Pontebello Lambrusco I.G.T. dellEmilia Rosso Amabile: com um olfato de frutas vermelhas frescas, esse frisante tem uma acidez agradável, é suave no paladar e um pouco adocicado. Combina muito bem com tacos picantes, burritos, nachos e pizzas.

Gostou? Então, acesse o nosso site, adquira já o seu e deguste os melhores momentos.

Escrito por: Wine