Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Taxa de rolha: o aplicativo que diz onde seu vinho é bem-vindo

16 março 2015
  • 1517 visualizações
  • 6 comentários

Descubra o que é a taxa de rolha e os benefícios que um novo aplicativo sobre essa prática tem a oferecer!

Você sabia que existem restaurantes que permitem que o cliente leve o seu próprio vinho para ser degustado e cobram um valor para arcar com o serviço da bebida?

Essa prática, ainda em crescimento, é conhecida como taxa de rolha e permite ao apreciador unir boa comida ao seu vinho preferido, mesmo que ele não esteja na carta do restaurante da vez.

É certo que também existem casas que nem cobram a taxa de rolha, mas que aceitam servir o vinho trazido pelo cliente da mesma forma. O difícil era saber quais estabelecimentos mantém esse benefício.

Era, não é mais. Pensando nisso, o blogueiro e enófilo Alexandre Frias, criou o aplicativo Taxa de Rolha, que ajuda o usuário a encontrar lugares que cobram ou não taxa de rolha, mas onde sempre seu vinho é bem-vindo.

Para saber um pouco mais sobre essa novidade, o próprio criador da novidade nos respondeu algumas perguntas básicas. Olha só!

Dica de leitura:  A história por trás dos rótulos

SommelierWine – De onde surgiu a ideia de criar o aplicativo Taxa de Rolha?
Alexandre Frias – A ideia surgiu da minha própria experiência com o vinho. Eu compro bastante vinho para beber em casa, mas também gosto de degustá-los em bons restaurantes. Normalmente vou naqueles que tenho bom relacionamento e permitem que eu leve meu vinho.

Mas como eu gosto de descobrir novos lugares, sempre acabo pegando indicações de amigos e tenho que ficar ligando em todos para saber se cobram ou não taxa de rolha.

Não havia até então uma forma fácil de localizar os restaurantes pelo critério da taxa de rolha. Foi daí que tive a ideia de desenvolver o aplicativo.

SommelierWine – Quais benefícios ele pode trazer para quem aprecia um bom vinho?
Alexandre Frias – O aplicativo oferece vários benefícios como: encontrar restaurantes perto de onde a pessoa está, saber qual a taxa de rolha de um restaurante simplesmente buscando pelo nome e também marcar os seus favoritos.

Dica de leitura:  Vinho faz bem à saúde?

Além disso, o próprio usuário pode colaborar, informando se um determinado local cobra ou não taxa de rolha. É uma plataforma colaborativa para encontrar restaurantes amigos do vinho.

SommelierWine – Há regras ou restrições para utilizar o aplicativo? Quais são?
Alexandre Frias – O aplicativo é grátis e está disponível nas plataformas iOS e Android. Por enquanto, todo conteúdo disponível é restrito ao território nacional, mas devemos ampliar seu alcance em breve.

Interessante, não é mesmo? Para baixar o aplicativo no seu Smartphone ou Tablet e testar essa novidade, clique na imagem abaixo!

aplicativo taxa de rolha

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.