Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Vinhos que ajudamos a elaborar

26 setembro 2016
  • 1897 visualizações
  • 5 comentários

A vida de Wine Hunter não é só caçar vinhos nos quatro cantos do mundo. Nós também ajudamos a elaborar e criar muitos rótulos juntos dos enólogos. Confira.

Já faz algum tempo que começamos a desenvolver vinhos em parceria com os enólogos parceiros. Essa prática começou quando percebemos que muitos produtores, enólogos e amigos nos convidavam para opinar sobre os vinhos que estavam produzindo.

Geralmente, eles queriam saber se estavam no caminho certo para agradar o paladar dos brasileiros, tira dúvidas sobre tendências, estilos e até mesmo qual seria o preço adequado ao nosso mercado.

Foi aí que começamos a participar da elaboração de alguns exemplares especiais e comemorativos, algo que gostamos muito para uma Indicação do Wine Hunter.

Um dos primeiros que lembro foi com o premiado enólogo português Luis Duarte, com a criação de um vinho verde para a linha Artefacto.

Demorou uns três anos para chegar ao ponto que queríamos, um verde fresco, gostoso, para ser bebido sem compromisso de harmonização ou regras.

Nós nos encontrávamos duas vezes ao ano e ele nos apresentava várias amostras que íamos descartando, uma a uma, e fazendo o blend com o que interessava até chegar no vinhos de sucesso de hoje.

Dica de leitura:  Vinhos portugueses

Diário do Winehunter

Com o grande amigo, Benoit Calvet, da Toro Loco desenvolvemos o Toro Loco Cava, bem como o Blanco e o Rosado.

O grande desafio aqui era elaborar um Cava que não destoasse do estilo de grande sucesso do vinho Toro Loco: jovem e que agrada a todos.

Testamos várias dosagens de açúcar e corte de uvas para construirmos um espumante com preço, estilo e qualidade do consumidor de Toro Loco.

No fim, o Cava fez tanto sucesso que Benoit o lançou no mercado mundial.

Diário do Winehunter

Agora estamos finalizando um Toro Loco inédito, exclusivo e bárbaro, que passa por vários estilos de amadurecimento e envelhecimento. Aguardem.

Diário do Winehunter

A versatilidade e qualidade da Bodega Goulart sempre nos permite ir longe na criação de diversos estilos, cortes e afinamentos. Foi um enorme prazer a construção do W Goulart. O vinho saiu exatamente como havíamos planejado, um trabalho de grande sucesso de Wine maker & Wine hunter.

Dica de leitura:  Visita à Herdade do Esporão, Alentejo

Diário do Winehunter

Uma linha de vinhos que tenho orgulho de ter ajudado a construir é a linha V9 da Viña Ventisquero, no Chile. Felipe Tosso comanda uma equipe competentíssima de enólogos e, junto com Sergio Hormazábal, desenvolvemos uma linha completa, em que discutimos e desenhamos até os rótulos finais.

Diário do Winehunter

Na Toscana, Itália, passamos dois dias em busca de um par de vinhos que representassem o terroir da região. O desafio principal era conseguir isso, porém os vinhos tinham que se enquadrar na faixa de preço, paladar e quantidade para o ClubeW One.

Chegamos a um Chianti com menos adstringência e um Rosso Toscano aveludado, ambos com uma fruta deliciosa.

Poderíamos citar muitos outros vinhos que elaboramos ou colaboramos com vários produtores e enólogos, nesses tantos anos de trabalho com o vinho, mas fica para uma próxima vez.

Saúde!

Escrito por: Vicente Jorge

Winehunter, já lecionou em cursos de sommelier e tem mais de 22 anos de experiência no mundo do vinho.