Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Córsega – Roteiros do vinho

12 fevereiro 2015
  • 1531 visualizações
  • 1 comentários

Belas praias, boa música, comida e vinhos excepcionais. Onde encontrar tudo isso? Na Córsega!

Conhecida como a “ilha da beleza”, a Córsega nada mais é do que um conjunto de paisagens com montanhas, cachoeiras, praias maravilhosas de água azulada e areia branca, rica história, cultura, gastronomia e vinhos.

A terra que viu nascer Napoleão, e até por isso é também chamada de “a ilha do imperador”, exibe sua vasta e complexa história nos museus Bonaparte House National e Museu da Córsega. Há também as impressionantes igrejas de Saint-Jean-Baptiste, a maior da ilha, a Igreja de Murato, de estilo romano, e a Igreja Grega de Cargèse.

A cultura da ilha tem personalidade distinta dos países que a rodeiam. Por lá, fala-se o francês, o italiano e o idioma corso. Os traços culturais diferenciados são defendidos fervorosamente, inclusive com movimentos separatistas, pelo povo corso.

Ainda no meio cultural, a música local é um capítulo á parte, com seus cantos polifônicos inesquecíveis entoados na língua da ilha.

A gastronomia permeia entre os derivados da agropecuária vinculados ao relevo montanhoso local, como a charcutaria (coppa, lonzu, prisuttu, figatellu), queijos de ovelha e cabra com sabores marcantes e muitas vezes intensamente picantes, também há castanhas de qualidade e um excelente azeite de oliva.

Dica de leitura:  Rotas do vinho

No litoral predomina a cozinha ligada ao mar, com estilo mediterrâneo. Alguns pratos típicos são o aziminu (espécie de ensopado de peixes e mariscos servidos no pão), o tianu (cassoulet à moda corsa), e os feitos à base de javali.

Quando for por lá, não deixe de conhecer iguarias como o queijo de cabra brocciu, as cervejas Colomba, produzidas à partir da maquis (planta típica da ilha), a cerveja Pietra que é elaborada com as castanhas de lá e as pizzas, que você encontra quase a cada esquina.

Dicas de restaurantes na Córsega

U Paisanu
La Table de Nathalie
A Casetta

Completando o delicioso panorama gastronômico da ilha, chegamos aos vinhos. Na região dominam os tintos nativos uvas como a nielucciu, a mesma sangiovese da Toscana, que gera vinhos ricos em aromas, redondos e estruturados; e a sciaccarellu, que dá origem a exemplares saborosos, com notas picantes nos aromas, e paladar macio e equilibrado.

Dica de leitura:  Vinícola exclusiva: a deslumbrante Bridlewood

Já os vinhos brancos têm como protagonistas principais a uva vermentinu, com a qual são feitos exemplares de altíssima qualidade, marcados por aroma floral com notas minerais e sabor encorpado, fresco e intenso; e a uva bianco gentile, da qual se extraem brancos para consumo rápido, altamente aromáticos e refrescantes.

Os rosés espetaculares são uma atração refrescante e saborosa, não deixe de degustá-los também. E para conhecer tudo isso, nada melhor do visitar algumas vinícolas de destaque na região.

Vinícolas na Córsega

Domaine Leccia
Orenga de Gaffory
Domaine Gentile
Domaine Giudicelli
Domaine D’Alzipratu
Sant Armettu

Onde se hospedar na Córsega?

La Piattatella
Artemísia Hotel
Residence A Merula

Boa Viagem!

Escrito por: