Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Salton: excelência no mercado brasileiro de vinhos e espumantes

29 junho 2021
  • 37 visualizações
  • 0 comentários

Líder do segmento no mercado interno, a vinícola familiar produz vinhos incríveis, além de outras bebidas de qualidade. Conheça mais sobre a empresa e os rótulos!

Foto: Divulgação/Salton

Fundada em 1910, quando os filhos do imigrante italiano Antonio Domenico Salton formalizaram a produção de vinhos da família em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras, além de ser líder no mercado de espumantes nacionais

Sob administração da quarta geração da família, a organização acompanhou as diversas mudanças ao longo dos mais de 110 anos de funcionamento, como por exemplo, as revoluções técnicas ocorridas no campo que possibilitaram o cultivo de uvas de alto padrão nos vinhedos brasileiros.

A família comanda o cultivo em quatro regiões reconhecidas: Campanha Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha e Serra do Sudeste. Entre as castas de mais destaque estão Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Malbec, Merlot, Moscato, Pinot Noir, Riesling e Tannat.

Dica de leitura: Veja seleção de rótulos até 30 reais

Além dos avanços no cultivo, a vinícola Salton foi referência também na modernização fabril, responsável por garantir a produção em larga escala. O alto volume de produção alcançado hoje pela vinícola é indispensável para a entrega de diversos produtos que compõem o portfólio da empresa. 

Além dos vinhos tintos, brancos, espumantes e frisantes, a vinícola oferece atualmente bebidas destiladas e também não-alcoólicas, como chás e sucos.

Uvas colhidas em caixa da vinícola Salton
Foto: Divulgação/Salton

Inovação está no DNA da vinícola familiar

Para se ter uma ideia, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 80% do total de vinhos produzidos no país. Neste montante, a tradição centenária da empresa familiar se destaca, somada à tecnologia de ponta, aos insumos de qualidade e à excelência no ofício.

Desde 2009, a vinícola Salton tem realizado investimentos mais focados na renovação do negócio, com expansões significativas como a unidade de Santana do Livramento, inaugurada em 2010 na região da Campanha Gaúcha. A empresa foi uma das pioneiras a apostar na vitivinicultura na região, ainda durante a década de 1990. 

Na nova unidade, o grupo expandiu a produção própria e apostou em experimentações realizadas pela equipe de enólogos. Esse trabalho possibilitou o lançamento de mais um rótulo, desta vez um corte das uvas Marselan e Tannat batizado de Campanha. 

O vinho faz parte da linha Domenico, primeira marca-conceito da Salton, que buscou uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros. 

Barris da vinícola Salton.
Foto: Divulgação/Salton

Além dos vinhos, turismo na vinícola

Uma das apostas mais recentes da Salton foi a abertura de roteiros de visitação na vinícola, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Os passeios são disponibilizados aos turistas mediante agendamento diretamente com a vinícola.

A recepção turística passou por alguns ajustes durante a pandemia e tem sido retomada, de forma gradual, seguindo as medidas de segurança voltadas à preservação da saúde da equipe e dos visitantes. 

Conheça as três opções de visita:

  • Tour Intenso: roteiro guiado com duração de 1h40, com degustação incluída. Durante esse passeio, os convivas conhecem a história da família, além do processo de elaboração dos vinhos e espumantes, com visita às caves subterrâneas.
  • Tour Gerações: roteiro mais completo, com duração de 2h30 e passagem pelos vinhedos, laboratórios, galerias, caves e mais, além de degustação nas caves subterrâneas. 
  • Tour Fascínios da Vindima: imersão cultural por meio de programação completa que inclui curso de degustação harmonizada e almoço típico italiano. 

Líder no mercado de vinhos do Brasil

A Salton ocupa a primeira posição no mercado interno de espumantes há quase duas décadas, de acordo com dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

Além disso, em pesquisas recentes realizadas por organizações ligadas ao mercado enológico, a vinícola ficou em primeiro lugar como marca mais forte entre 35 companhias nacionais e internacionais que atuam no segmento no Brasil. 

A direção considera as boas colocações como reconhecimento do constante empenho na renovação dos conceitos de enologia e viticultura no Sul do país. Nos últimos anos, a empresa passou a apostar também em uma renovação entre seu público-alvo com ações e produtos que buscam atingir um consumidor ocasional de vinho, na tentativa de desmistificar a ideia de que a bebida não é para todos.

Confira abaixo as opções disponíveis na Wine e aproveite o melhor da vinícola Salton!

Espumante Salton Évidence

Rótulo Salton. Imagem ilustrativa para post sobre Vinícola Salton

Elaborado a partir do método tradicional, esse espumante brut reúne as castas Chardonnay e Pinot Noir. Na taça revela aromas que se assemelham a pão torrado, frutas cítricas, flores do campo, baunilha e fermento.

Com paladar seco, elegante e cremoso, é uma boa pedida para apenas um brinde ou para acompanhar aperitivos como bolinho de bacalhau e espetinho de camarão, além de pratos como espaguete ao pesto e panqueca de escarola.

O espumante Salton Évidence deve ser consumido a uma temperatura de 6 °C e tem potencial de guarda de até três anos. 

Salton Paradoxo Chardonnay 2019

Rótulo Salton. Imagem ilustrativa para post sobre Vinícola Salton

Um exemplar com grande expressão varietal e perfil moderno. É produzido com 100% de uvas Chardonnay selecionadas exclusivamente na região da Campanha Gaúcha, perto da divisa com o Uruguai. 

Parte do vinho passa por barricas de carvalho e outra parte por tanques de aço inox com controle de temperatura. Tem aromas de frutas cítricas e brancas, além de notas de baunilha. 

Na boca, apresenta uma entrada suave, acidez vibrante e sabor frutado. É indicado para ir à mesa com peixes como linguado e merluza, tempurá, salpicão de frango e casquinha de siri. 

Salton Campanha Marselan Tannat 2016

Rótulo Salton. Imagem ilustrativa para post sobre Vinícola Salton

Também produzido na região da Campanha Gaúcha, esse vinho é um blend das uvas Marselan e Tannat. A Marselan é amadurecida em tanques de inox, enquanto a Tannat passa por barricas novas de carvalho francês durante 15 meses.

Depois do corte entre as variedades, as garrafas do vinho permanecem por mais 18 meses em caves. O resultado é um vinho com visual rubi límpido e aromas de compota, groselha, ameixa e cassis. O paladar traz taninos sedosos e final persistente. Sirva-o com queijos, risoto de funghi, costela bovina feita no bafo ou com lasanha à bolonhesa gratinada.

Salton Lunae Drinks Clericot 750 ml

Rótulo Salton. Imagem ilustrativa para post sobre Vinícola Salton

Esse rótulo é inspirado no clericot, o tradicional coquetel com frutas e espumante. Esse coquetel de vinho gaseificado é leve e refrescante, bom para celebrar dias quentes na praia ou na piscina e para brindar entre amigos e familiares. 

É elaborado com vinho, uma dose de vodka e suco de maçã, saborizado com as características clássicas do clericot. A sugestão é consumi-lo puro, bem gelado, de preferência a uma temperatura de 6 a 8 °C. Se quiser, pode adicionar cubos de gelo e frutas picadas.

Quer conhecer mais detalhes sobre vinícolas e o universo dos vinhos em geral? Conheça o podcast Wineverso. A cada semana, um novo episódio para você desbravar este universo com nossa equipe!

Escrito por: Wine