Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização com Comidas

Receitas com camarão e vinhos para harmonizar

22 agosto 2020
  • 60 visualizações
  • 0 comentários

Que tal aprender vários pratos com camarão e, ainda, poder harmonizar com aquele vinho que está guardado? Confira opções para aproveitar em todos os momentos

Só de pensar naquele camarão graúdo, bem rosado e fresquinho já dá água na boca. E para realçar o sabor das receitas com camarão, não há nada melhor que um bom vinho acompanhando a refeição.

Esse pequeno artrópode encontrado nos oceanos aparece em receitas simples com camarão e também nas mais requintadas, como as da culinária francesa, japonesa e espanhola.

Para acertar na combinação, é essencial levar em conta a preparação, o tempero, o molho e a temperatura do prato, pois o camarão tem um sabor marcante que será equilibrado perfeitamente com a taça de vinho ideal.

Seja frito, grelhado ou cozido, o camarão é a estrela do menu que indicamos hoje:

Paella

Essa é, com certeza, a receita de camarão com arroz mais tradicional que existe. De origem espanhola, ela cai muito bem com o vinho Root: 1 Reserva Rosé 2019.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz integral
10 camarões médios limpos
4 camarões grandes inteiros
1 quilo de anéis de lula
1 pimentão vermelho
2 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
2 litros e meio de caldo de carne
Azeite, sal, pimenta e açafrão a gosto

Modo de fazer:

Na frigideira, refogue os camarões grandes no azeite com um pouco de alho até a casca ficar dourada e reserve.

Na mesma frigideira, refogue o alho e a cebola, acrescente o pimentão cortado em tiras, o tomate em cubinhos e os anéis de lula. Na sequência, adicione o arroz cru e o açafrão e refogue em fogo médio. Depois, despeje o caldo de carne e adicione sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Acrescente os camarões médios limpos e cozinhe até o arroz ficar papa, pois a paella perfeita tem o arroz bem cremoso.

Retire do fogo e decore com os camarões inteiros reservados no início da receita.

Bobó de camarão

Brasileiríssima, essa receita é sucesso na região nordeste do país, mas você pode prepará-la na sua casa e apreciá-la com Altivo Vineyard Selection La Rioja Torrontés 2018.

Ingredientes: 

1 quilo de camarão fresco e limpo
1 quilo de mandioca cozida
3 tomates sem sementes
1 pimentão vermelho
200 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) azeite de dendê
Suco de um limão
5 ramos de coentro
Sal, azeite e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Em uma tigela, tempere os camarões com o suco do limão e deixe marinar por 20 minutos. Depois, aqueça uma panela em fogo médio com metade do azeite de dendê e refogue os camarões até ficarem dourados. Retire e reserve. 

Na mesma panela, coloque o restante do azeite de dendê, um fio de azeite de oliva e refogue a cebola. Junte o tomate e o pimentão picados. Depois, tempere com a pimenta dedo-de-moça e mexa até formar uma pasta. Reserve.

Bata a mandioca cozida no liquidificador com água do cozimento, leite de coco e a pasta de pimentão, tomate e pimenta. O resultado será um creme espesso. Despeje-o na panela e acrescente o leite de coco aos poucos. Mexa bem. Por último, acrescente os camarões.

Strogonoff de camarão

Cremoso e saboroso, o strogonoff acompanhado de arroz branco é uma boa pedida para o fim de semana. Para harmonizar, experimente o vinho VIK A Rose 2019.

Ingredientes:

500 gramas de camarão médio limpo
1 xícara (chá) de champignon fatiado
1 caixa de creme de leite
1 pacote de molho de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de mostarda 
Suco de um limão
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de conhaque
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Tempere os camarões com o suco de limão. Após, em uma panela, aqueça o azeite e comece a dourá-los. Adicione sal e pimenta. Depois, junte a cebola e o conhaque e refogue até a cebola murchar. Acrescente o molho de tomate e a mostarda e cozinhe por cerca de 5 minutos. Acrescente o cogumelo e o creme de leite, mexendo sempre até levantar fervura. Acerte os temperos e sirva. 

Espaguete com camarão

Essa receita de camarão com macarrão reúne a tradicional pasta italiana com um gostinho do fundo do mar. Harmonizado com um vinho Dark Horse The Original Pinot Grigio 2017, então, fica perfeito!

Ingredientes

Meio quilo de camarão fresco e limpo
1 pacote de espaguete de boa qualidade
2 abobrinhas em fatias finas
Meia colher (chá) de mostarda Dijon
1 tomate picado
⅔ xícara (chá) de folhas de salsa
Meia xícara (chá) e mais duas colheres (sopa) de azeite 
Suco de um limão
1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

No processador ou liquidificador, bata o chá de salsa, o alho, o limão, a mostarda e uma pitada de sal e pimenta. Adicione aos poucos a xícara de azeite, formando um molho. Reserve.

Na frigideira, use uma colher de azeite para dourar ambos os lados das abobrinhas. Reserve.

Em outra panela, refogue os camarões no restante do azeite, até que fiquem dourados. Junte as abobrinhas e o tomate. 

Cozinhe o macarrão normalmente. Quando estiver no ponto desejado, escorra e junte os camarões com o molho. Misture e sirva em seguida. 

Tempurá de camarão

Para um gostinho do Oriente, experimente esse prato típico, que funciona como entrada para um jantar japonês e um vinho Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2019.

Ingredientes

12 camarões grandes e limpos (mantenha o rabo)
100 gramas de farinha para tempurá
1 ovo
Meio copo americano de água filtrada
10 cubos de gelo 
Óleo para fritar
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Tempere os camarões com sal e pimenta e reserve.

Prepare a polme – mistura de farinha e água própria para a receita – batendo o ovo com água filtrada bem gelada. Adicione a farinha peneirando aos poucos, até obter uma massa líquida e homogênea. 

Na frigideira, esquente o óleo para fritar. Enquanto isso, para manter a polme gelada, coloque a tigela em um recipiente maior com os cubos de gelo. Passe cada um dos camarões na polme – exceto o rabo, por onde você irá segurar para comer – e frite um por vez no óleo quente. Escorra o excesso de óleo em papel toalha absorvente antes de servir. 

Espetinho de camarão

Tradicional na praia, é uma receita fácil de camarão para fazer em casa também. Troque a cerveja por um vinho em lata It’s Wine O’Clock Sauvignon Blanc 2019 e aproveite.

Ingredientes

12 camarões médios limpos
2 limões
Páprica, sal, pimenta e azeite a gosto
4 palitos de bambu

Modo de fazer:

Espete três camarões em cada palito. Tempere com limão e os demais ingredientes e deixe descansar por aproximadamente meia hora. Após, coloque na grelha untada com um pouco de azeite ou na churrasqueira até dourar. Vire e doure o outro lado antes de comer.

Escrito por: Wine