Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Vinho e chocolate: combinação perfeita

12 abril 2019
  • 2339 visualizações
  • 0 comentários

Dicas para você se deliciar harmonizando essas duas maravilhas

Uma das datas mais gastronômicas do ano está se aproximando. A Páscoa, e a tradição (irresistível) do chocolate não pode faltar. Mas bate aquela dúvida na hora de harmonizar: afinal, vinho e chocolate combinam?

Embora o sabor pronunciado, a gordura e a doçura fazerem dessa delícia algo não tão fácil de harmonizar, o vinho pode sim ser uma excelente companhia. O segredo é um só: equilíbrio.

Além de muito saborosa, essa combinação ainda faz bem para a mente, segundo uma pesquisa da Northumbria University, na Inglaterra, porque os dois são ricos em polifenóis, que aumentam a oxigenação cerebral. Melhor ainda, não?

Veja o estilo de rótulo que casa melhor com os variados tipos de chocolate e aproveite!

Chocolate ao leite

O dulçor e a untuosidade do chocolate ao leite harmonizam com vinhos de paladar mais adocicados e que mostrem bom corpo no paladar. O sul-africano Porto Burmester 30 years Old Tawnyque é elaborado a partir de vinhos de colheitas de diversos anos para garantir a complementariedade dos aromas e sabores, vai ser perfeito.

Dica de leitura:  Receita de brownie com nozes

Chocolate branco

Nos chocolates brancos, tem-se uma presença marcante da manteiga de cacau, com sua característica doçura acentuada, pedida certa para o espumante elaborado com a uva Moscatel, como o Espumante Lidio Carraro Dádivas Moscatel.

Chocolate meio amargo

Com maior porcentagem de cacau quando comparado ao chocolate ao leite, o meio amargo mescla leve amargor com sutil doçura. Essas características harmonizam com a doçura, as notas de chocolate e o peso Salton Campanha Marselan Tannat 2016.

Chocolate amargo

Quando o chocolate possui presença mais marcante, como o amargo, com grande quantidade de cacau, o ideal é que o vinho seja aveludado, tenha equilíbrio, potência. Nesse caso, o Carnivor Cabernet Sauvignon 2016, com taninos presentes e traço de doçura, vai muito bem.

Chocolate ao leite com castanhas

A untuosidade e textura crocante do chocolate com castanhas combina perfeitamente com o paladar encorpado, os aromas complexos de frutas maduras e o corpo denso e final persistente desse Evidência Dão Reserva D.O.C. Touriga Nacional 2016
.

Escrito por: Wine