Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Quando, como e por que decantar um vinho?

23 agosto 2011
  • 4532 visualizações
  • 15 comentários

Quando o assunto é decantar o vinho, nós temos as respostas para todas essas dúvidas. Confira!

Decantar significa passar suavemente um líquido de um recipiente para outro a fim de separá-lo de um sedimento sólido. O decanter é uma espécie de vasilha para onde o vinho é transferido para separá-lo das chamadas “borras”, que podem surgir no fundo da garrafa. Não dá para saber qual vinho virá com borras, por isso qualquer um que tenha realmente interesse em saborear um bom vinho deve ter um decanter.

Os sedimentos ou borras são naturais e estão presentes em todos os vinhos, mas a decantação é feita exclusivamente nos tintos, especialmente nos antigos que estão engarrafados há vários anos. É importante lembrar que a decantação não serve apenas para eliminar a borra do vinho, ela faz também com que ele “respire”, o que permite a total libertação dos aromas, melhorando o seu paladar.

Dica de leitura:  Série uvas - Aglianico del Vulture

Os vinhos são filtrados para limpar os resíduos gerados na fermentação: leveduras, qualquer depósito material insolúvel, depósito sedimentar formado no tanque durante o processo de fermentação. Os vinhos não filtrados podem, com o passar dos anos, sedimentar material sólido, sobretudo bitartarato de potássio, cristais e pigmentos. Estes extratos ficam depositados no fundo da garrafa e não causam danos à saúde, mas podem ser desagradáveis, principalmente para as últimas taças, que recebem toda a borra.

Como decantar?

Para decantar corretamente são necessários alguns cuidados:

1) Deixe a garrafa de pé por algumas horas (12 horas é um bom tempo).

2) Evite a qualquer custo deitar a garrafa ou balançá-la, pois isso tornará o vinho turvo e nada adiantará decantar.

3) Retire toda a cápsula que envolve o gargalo. Sem a cápsula fica mais fácil acompanhar o movimento dos sedimentos.

Dica de leitura:  Dia do rock - e de beber!

4) Prove o vinho antes de decantar, pois se estiver ruim, você não perderá tempo servindo.

5) Com cuidado e lentamente, verta o líquido para o decanter.

6) Quando a garrafa estiver no ângulo de 45º, aproximadamente, você verá que quase todo o vinho foi para o decanter, mas que sobrou algo em torno de 70 mililitros dentro da garrafa.

7) Este final de garrafa deve ir para uma taça que deve estar ao lado do decanter. É onde estará a borra, caso exista.

8) Muitos profissionais usam uma vela ou um foco de luz contra a garrafa na hora de transferir para o decanter, isso ajuda a acompanhar a borra.

9) Deixe o vinho descansar por cerca de 30 minutos. Vinhos mais antigos estruturados pedem um pouco mais de tempo de descanso.

10) Sirva imediatamente.

Escrito por: