Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Albariño

03 agosto 2015
  • 2563 visualizações
  • 2 comentários

Acidez e frescor são apenas duas características da Albariño, uva europeia que tem muito mais a oferecer. Confira.

Natural do norte da Península Ibérica, a uva Alvarinho ou Albariño, como é chamada na região espanhola da Galícia, também é muito encontrada em Portugal e, durante anos, esteve praticamente limitada a esses dois países.

Na Espanha, essa uva é tão difundida que é uma das poucas variedades celebradas por lá. Na região da Galícia existe até um festival do vinho dedicado a ela, é a Fiesta del Albarino que, anualmente, traz diferentes atividades culturais e gastronômicas relacionadas a essa casta.

Em terras portuguesas, ela é fundamental na produção dos famosos Vinhos Verdes, elaborados no Minho. Graças ao sucesso desses vinhos, o mundo passou a conhecer o potencial da uva Albariño.

Hoje, ela tem se espalhado cada vez mais e alcançado bons resultados em diferentes países, como EUA, Austrália, Uruguai, Chile, Argentina e mesmo por aqui, no nosso Brasil. Saiba mais!

Dica de leitura:  Bons vinhos dentro da cidade: os wine bars de Barcelona

Características dos vinhos da Albariño

– Acidez elevada, frescor e caráter mineral marcante são pontos que se destacam na boca quando degustamos vinhos elaborados com essa uva.

– Quanto aos aromas, costumam apresentar notas de frutas, como banana, pêssego, limão, maracujá e lichia; notas florais de violeta e flor de laranjeira; amendoados como avelã e noz; e aroma de mel. São todos distintos e específicos, podendo variar de exemplar para exemplar.

– Quando fermentado em barrica, o vinho de Albariño absorve bem as notas de madeira, ganhando mais complexidade.

– Mas, no geral, são vinhos de perfil jovial e que devem ser degustados a curto prazo.

Como harmonizar

Com total potencial para serem degustados sem nenhum acompanhamento gastronômico, os vinhos da Albariño fazem bonito quando harmonizados com pratos de peixes e frutos do mar.

Dica de leitura:  As muitas faces da Cabernet Sauvignon

Persistentes no sabor, também vão bem com saladas, aves e receitas orientais.

Para degustar

Os vinhos da Albariño devem ser servidos à temperatura de 8° a 12°C, para potencializar toda sua riqueza aromática.

Vinho Verde Muralhas de Monção 2013Vinho Verde Muralhas de Monção 2013 – Leve, jovem e fácil de beber. Ideal para dias quentes e pratos do dia a dia.

Quinta do Seival Alvarinho 2013Quinta do Seival Alvarinho 2013 – Cativante e frutado, com toque de mel e defumado, é um branco intenso.

Pionero Albarino Maccerato Alvarinho DO 2013Pionero Albarino Maccerato Alvarinho DO 2013 – Produzido com uvas de vinhedos com mais de 70 anos de idade.

Las Perdices Reserva Albariño 2012Las Perdices Reserva Albariño 2012 – Volumoso, refrescante e com notas de jasmim no aroma.

Escrito por: Nicole Batista

Sommelière e Bacharel em Química, fez imersão em algumas regiões vitivinícolas da Europa e América do Sul.