Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Touriga Nacional

11 fevereiro 2015
  • 3094 visualizações
  • 3 comentários

Conheça um pouco mais sobre a touriga nacional, a rainha das uvas tintas em Portugal.

Conhecida no mundo dos vinhos como a rainha das tintas portuguesas, a touriga nacional é a uva ícone de Portugal.

Sua origem se deu no Dão, uma importante região vitícola do país, mas seu cultivo há muito tempo ganhou importância em todo o território nacional, daí o termo nacional como complemento ao seu nome.

Recentemente, ela também se tornou internacional, já que países do novo mundo como Austrália, Estados Unidos, Chile e África do Sul, além da Espanha, passaram a produzir vinhos de excelente qualidade com essa uva.

Além do seu nome original, a touriga nacional também pode ser chamada de  tourigo, mortágua, preto mortágua ou elvatoiriga, dependendo da região onde é cultivada.

Um detalhe importante sobre a touriga nacional é que, apesar de ser uma uva versátil e ideal para produção de diversos vinhos, é considerada a melhor variedade para a produção do famoso e muito apreciado Vinho do Porto.

Dica de leitura:  Série uvas – Sauvignon Blanc

Características da uva touriga nacional

– Cresce em diversos tipos de solos e climas.

– Seus vinhos têm sempre um caráter altivo e qualidades inegáveis, melhor ainda quando são varietais.

– Seus cachos são pequenos e mediamente compactos. Os bagos também são pequenos, arredondados e de cor negra-azul. A produção é de apenas 1 a 1,5 Kg por cepa.

– Os seus atributos são também os seus principais defeitos, pois a exuberância pode, em condições extremas, chegar a revelar-se excessiva.

Vinhos de touriga nacional

Seus vinhos costumam apresentar bom teor alcoólico, ótima concentração de cor, elevada complexidade, taninos finos, sabores intensos, volume, equilíbrio e aromas florais distintos.

Confira algumas indicações:

Uniqo Touriga Nacional 2010 – Vinho de touriga nacional, concentrado, volumoso e redondo, com sabor frutado e notas de especiarias. Um exemplar que pode ser degustado agora com potência e corpo, ou  aso deixá-lo descansando por um bom tempo, revelará mais complexidade e elegância.

Dica de leitura:  Série uvas - Monastrell

Vinho do Porto Dow`s Tawny – Tinto, com grande intensidade de aromas, se destacam frutos secos, madeira e especiarias. Taninos macios, sedoso e elegante. Ao longo de todo o século XX e no século XXI, a família Symington tem continuado a herança recebida das famílias Silva e Dow.

Rapariga da Quinta Rosé 2013 – Um rosé elaborado com uma parcela de touriga nacional, com aromas de frutas vermelhas frescas e notas florais. No paladar é leve, fresco e muito versátil. Uma versão rosé da consagrada linha Rapariga da Quinta, assinada pelo enólogo português, Luis Duarte.

Escrito por: Ana Cristina Fulgêncio

Formada em Bioquímica Agrícola e em Viticultura e Enologia, já atuou em vinícolas, desde a elaboração até a venda do produto final.