Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Tipos de Uvas

#PinotageDay: conheça tudo sobre a uva sul-africana

10 outubro 2018
  • 9740 visualizações
  • 0 comentários

Surgida a partir de uma junção entre as uvas Pinot Noir e a Hermitage, a casta Pinotage dá origem a vinhos saborosos e versáteis, e merece ser exaltada. Leia mais!

A história da uva Pinotage, celebrada sempre no segundo sábado de outubro, começa nos anos 1920, quando o professor e químico sul-africano Abraham Izak Perold plantou algumas sementes para um experimento no jardim de casa. 

No estudo, o pesquisador cruzou as castas Pinot Noir e Hermitage (conhecida em algumas regiões como Cinsault) em busca de uma nova variedade. 

Dica de leitura: Vinhos nacionais: curiosidades e rótulos imperdíveis

Abraham era professor de Viticultura da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, e transferiu as mudas que vingaram para o Colégio Agrícola, sob os cuidados de seu parceiro  de trabalho, CJ Theron, que batizou a nova casta de Pinotage, uma fusão entre os nomes das uvas originais.

Pinotage: ícone da África do Sul

Nem tão conhecida assim pelos brasileiros, a Pinotage é considerada um dos ícones sul-africanos, e dá origem a vinhos marcantes e extremamente saborosos, que até chegaram a ser questionados por algum tempo, mas hoje são reconhecidos no mercado.

A região de maior destaque na produção é Western Cape, no sudoeste do país, onde há um terroir bem variado, com uma combinação de fatores que contribuem para o cultivo: clima mediterrâneo e geografia montanhosa, além de correntes de ar provenientes do Oceano Atlântico. 

A uva Pinotage é considerada de maturação precoce e geralmente os bagos são pequenos. A casca é espessa, rica em pigmentos de cor que se refletem em vinhos escuros.

Os vinhos produzidos a partir da variedade costumam ter características particulares, com notas olfativas que podem lembrar frutas vermelhas e até mesmo chocolate.

No paladar, a bebida em geral apresenta médio corpo, com taninos macios, mas há variações de acordo com cada rótulo

Conheça abaixo mais informações sobre a Pinotage e aproveite o #PinotageDay!

Dez curiosidades sobre a uva Pinotage

  1. Conta a história que o cruzamento das uvas realizado por Abraham Izak Perold resultou em apenas quatro mudas de videiras da nova casta Pinotage
  1. As tais mudas quase foram retiradas por um jardineiro que fazia a limpeza das ervas daninhas do quintal do professor. Um aluno evitou o corte das plantas experimentais
  1. A intenção do experimento era unir as principais qualidades das uvas Pinot Noir e Hermitage. Na época, em 1925, muitos acharam uma mistura peculiar, mas o resultado foi positivo
  1. Embora seja considerada símbolo da África do Sul, a Pinotage é apenas a sétima uva mais cultivada no país, com cerca de 6% do total das plantações
  1. A casta Pinotage também costuma ser vinificada no estilo fortificado e como espumante tinto
  1. As uvas Pinotage são consideradas de difícil cultivo, porque demandam muitos cuidados e um manuseio minucioso
  1. O primeiro vinho elaborado com a variedade Pinotage é datado de 1941
  1. Para que os vinhos sejam bons, os vinhedos têm que produzir poucos frutos. Quando há uma grande quantidade de uvas Pinotage por vinha, a produção perde em características como cor, aroma e sabor
  1. O #PinotageDay é comemorado em diversos países, sempre no segundo sábado do mês de outubro. Um motivo a mais para abrir uma garrafa!
  1. Considerando as características principais dos vinhos produzidos a partir da Pinotage, alguns especialistas dizem que a uva se assemelha mais à Hermitage do que à Pinot Noir.

Vinho de uva pinotage ilustra post sobre a casta
Vinhos Pinotage permitem uma infinidade de harmonizações

Conheça os rótulos de Pinotage disponíveis na Wine

Abaixo, confira as seleções de rótulos produzidos com a uva Pinotage. Os vinhos foram escolhidos cuidadosamente pela equipe de especialistas da Wine e podem ser encontrados tanto em nossa loja online, quanto nas lojas físicas

As compras também podem ser feitas com benefícios exclusivos no app Wine.

Nederburg 56 Hundred Pinotage 2019

A linha 56 Hundred, da sul-africana Nederburg, é uma homenagem ao responsável por adquirir a propriedade que deu origem à vinícola: Philippus Wolvaart. 

O tributo foi uma das formas encontradas pelos viticultores para reconhecer o potencial do terroir da região de Western Cape para a Pinotage.

Os quatro meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano garantem ao vinho notas olfativas marcantes de ameixas maduras, cerejas e amoras negras e especiarias. 

Dica de leitura: 9 erros comuns para evitar ao montar uma adega em casa

Na boca, é frutado, com bom corpo, taninos sedosos, fresco e leve toque amadeirado. Bom para ir à mesa a uma temperatura de 15 °C, é também bastante versátil para as combinações gastronômicas. 

Experimente-o com pratos como batatas recheadas, cozido de carne com legumes, risoto de carne seca, frango recheado, espaguete à bolonhesa ou com quiche de queijo.

Amandla! Pinotage Bush Wines 2019

Leve, frutado e descomplicado para beber, este exemplar ajuda a desconstruir a ideia de que a Pinotage só resulta em vinhos pesados e agressivos no paladar. 

Como é de se esperar, as uvas usadas no preparo deste rótulo têm mais concentração de cores, aromas e sabores, por serem oriundas de “bush vines”, as chamadas vinhas arbustos.

Com potencial de guarda de até cinco anos, é um vinho tinto com notas olfativas que remetem a frutas vermelhas, cranberries secas, chocolate e violetas. 

É macio na boca, com final frutado e taninos aveludados. Vai muito bem com bife à rolê recheado com bacon e ameixa, churrasco, hambúrguer, ou berinjela à parmegiana. 

Também é uma boa dica para acompanhar um prato sul-africano muito tradicional e consumido com frequência no país, o bobotie, à base de carne moída com curry e frutas.

Meerendal W.O. Cape Town Pinotage 2020

Preparado a partir de práticas éticas e veganas, este rótulo vem de uma vinícola de propriedade familiar focada na alta qualidade dos vinhos. 

A Meerendal Wine Estate é detentora do segundo bloco mais antigo de vinhedos Pinotage da África do Sul, com cinco hectares em atividade desde 1955. 

Amadurecido em carvalho francês por cerca de doze meses, é um Pinotage com paladar suculento e taninos macios e elegantes. O potencial de guarda é de até seis anos. 

Os aromas remetem a frutas vermelhas, cerejas, ameixas, especiarias doces e chocolate amargo. 

As harmonizações sugeridas são lasanha à bolonhesa, paleta de cordeiro com batatas ao alecrim, e stinco suíno servido com cebolas carameladas. 

Staves and Steele Pinotage 2020
Desenvolvido pela vinícola Chevalier, é um vinho de médio corpo, acidez agradável e taninos macios. No olfato revela notas intensas de ameixa, amora, cereja e framboesa.

Tem potencial de guarda de até quatro anos, para quem gosta de deixar os vinhos enriquecendo na adega. A temperatura indicada de serviço é 15 °C.

É uma boa pedida para acompanhar pratos triviais como carne de panela e filé à parmegiana, mas também tem requinte suficiente para ir à mesa com risoto de parmesão ou mesmo com pizza de quatro queijos. 

Agora que conhece mais sobre a uva Pinotage e o #PinotageDay, descubra outras informações exclusivas sobre o mundo dos vinhos no Wineverso Podcast, disponível nas principais plataformas de streaming! Saúde!

Escrito por: Wine