Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Tipos de Uvas

Conheça as principais características da uva Malvasia

22 novembro 2021
  • 151 visualizações
  • 0 comentários

Variedade se espalhou pelo Mediterrâneo durante a Idade Média, e hoje em dia pode ser encontrada também em terroirs do Novo Mundo. Saiba mais!

Monemvasia é uma vila situada à beira do mar Egeu, em uma pequena ilha grega onde há uma fortaleza medieval que acumulou uma série de histórias ao longo do tempo. Uma delas é a das uvas Malvasia. 

Segundo os registros históricos, a variedade é cultivada desde a Idade Média, e foi batizada em homenagem à vila, de onde saiu ainda em meados do século XV para ganhar os vinhedos de outros países, como Itália e Portugal, principalmente. 

Hoje em dia, a Malvasia ainda é bastante cultivada em diferentes regiões da Itália, como Piemonte, Sardenha, Toscana e Sicília, mas também se adaptou a outros terroirs, e pode ser encontrada em países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil.

Dica de leitura: VIK: arquitetura de luxo e vinhos chilenos de excelência

Graças à enorme quantidade de subvariedades da Malvasia, é difícil descrever o estilo dos vinhos preparados a partir da casta, mas existem características que se sobressaem. 

Nos vinhos brancos, feitos com subvariedades como Malvasia Bianca (ou Fina) e Malvasia de Cândia, os aromas mais encontrados remetem a damasco, pêssego e passas brancas. 

Já nos exemplares tintos, elaborados com a Malvasia Parda e Malvasia Nera, é comum perceber notas de chocolate e nozes, principalmente nos vinhos envelhecidos. 

Dica de leitura: Bodegas Esteban Martín: referência espanhola em sustentabilidade

Em geral, independente da subvariedade, a  uva Malvasia tem boa adaptação aos climas mais secos e em solos drenados de terrenos inclinados. Os climas úmidos, por sua vez, não são tão bons para a uva, porque favorecem o surgimento de doenças causadas por fungos. 

Outras curiosidades sobre a uva Malvasia

  • Depois da Idade Média, com o passar dos anos, a variedade espalhou-se pelo Mediterrâneo e tornou-se comum em outras localidades
  • Em Portugal, embora a área de vinhedos de Malvasia seja de sete mil hectares cultivados (bem menor que a de outras castas), a uva é bastante utilizada para a produção de vinho do Porto e da Madeira
  • A Malvasia é conhecida pelo seu alto teor de açúcar natural, por isso também é utilizada para a produção de vinhos licorosos
  • Na Grécia Antiga, a Malvasia dava origem aos vinhos que serviam à elite grega
  • A cepa ganhou mais visibilidade principalmente com o crescimento da região de Bordeaux
Vinho branco de Uva Malvasia
Uvas Malvasia podem dar origem a bons vinhos brancos

Sugestões de vinhos feitos com Malvasia disponíveis na Wine

Velea I.G.T. Salento Malvasia Bianca 2020

Um vinho branco italiano da região de Salento, produzido com a uva Malvasia Bianca pela vinícola Schola Sarmenti. Harmonioso e saboroso, traz aromas de frutas como pêssego e damasco, além de ameixa branca. 

Passa por amadurecimento em tanques de inox, onde ganha complexidade. Com potencial de guarda de três anos, é um vinho com paladar frutado como o olfato, com notas de damasco e pêssego, e final persistente na boca.

Ideal para ser degustado a 8 °C, pode acompanhar pizzas e massas com frutos do mar ou molho branco, ou mesmo peixes, sopas e queijos. 

Burmester D.O.C. Douro Branco 2019

Neste exemplar português da renomada vinícola Burmester, proveniente da região do Douro, a Malvasia Fina integra um blend com as castas Gouveio e Rabigato.  

Os aromas de frutas brancas, cítricas e de vegetais se sobressaem no olfato. O paladar é jovem, frutado e leve, com acidez presente. Bom para ser apreciado a 9 °C, é um vinho que pode ficar guardado por até quatro anos.

Para harmonização, é indicado para ir à mesa com salada Niçoise (comum no Mediterrâneo, feita com tomates, azeitonas, cebola e peixe), casquinha de siri, pancetta na grelha, frango à Kiev, tilápia ao molho de alho poró, e risoto de queijos.

Cupone Riserva D.O.C. Salice Salentino Negroamaro 2017

Neste rótulo exclusivo da Wine, a Malvasia surge em menor proporção, para dar equilíbrio ao vinho produzido majoritariamente com a Negroamaro, casta oriunda do Sul da Itália

É um vinho com amadurecimento de 24 meses, sendo 12 em barricas e 12 em garrafa. Os aromas são complexos, com notas balsâmicas, de frutas em compotas, casca de noz, e de ervas. 

Na boca é intenso e suculento, com taninos sedosos. Tem potencial de guarda de até oito anos, e é bom para ser consumido a 17 °C, após cerca de 40 minutos de decantação

Vai bem à mesa com maminha assada, massas como pappardelle ao pomodoro, queijos duros e risoto de ossobuco.

370 Léguas D.O.C. Douro Branco 2020

O nome deste vinho branco português é uma referência à linha demarcada pelo Tratado de Tordesilhas, que dividia a terra portuguesa da terra espanhola na América.

É um exemplar elaborado com um blend de três uvas brancas encontradas na região do Douro, uma das principais de Portugal: a Malvasia Fina, a Moscato Giallo e a Vinhosinho.

Tem notas olfativas de frutas brancas e frutas cítricas. No paladar, apresenta corpo de leve para médio, acidez agradável e sabor frutado.

Deve ser degustado bem gelado, a 7 °C. É uma boa pedida para acompanhar filé de peixe grelhado, sardinhas à tanoeiro (com pimentões e tomates), penne Alfredo, bruschetta tradicional.

Também harmoniza com especialidades brasileiras como coxinha de frango e empadão de palmito. 

Espumante Chandon Passion On Ice Demi-Sec

Um espumante rosé produzido na Serra Gaúcha a partir de um blend que une duas variedades de Malvasia (de Cândia e Bianca) à Moscatel Graúdo e à Pinot Noir

Revela no olfato aromas de frutas frescas como pêssego, maracujá, lichia e jambo, além de notas de flor de laranjeira. Tem paladar leve, frutado, macio, com acidez equilibrada com delicado dulçor. 

É um rótulo versátil, que faz bonito à mesa ao acompanhar uma refeição, mas que também é indicado para um happy hour ou para compor drinques com gelo.

Surpreende quando servido com salada de folhas verdes com frutas tropicais, pratos com lagosta, salmão ao forno, mix de queijos e aperitivos. Também acompanha sobremesas como torta de frutas vermelhas.

Já conhecia as uvas Malvasia? Que tal descobrir outras curiosidades sobre o universo dos vinhos? Ouça já o Wineverso Podcast, seu novo guia para desbravar todos os assuntos relacionados à nossa bebida favorita!

Escrito por: Wine