Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série Uvas – Verdejo

23 dezembro 2015
  • 2449 visualizações
  • 0 comentários

Ela produz vinhos jovens, elegantes e frutados. Saiba mais sobre a uva Verdejo.

Branca de destaque na Espanha, a origem da uva Verdejo é incerta. Há quem diga que ela é nativa do norte da África e que foi levada para o país europeu no século XI, provavelmente, pelos moçárabes. Mas há também a corrente que defende que a uva é espanhola, mais precisamente da Denominação de Origem Rueda, em Castilla e León. A região é, de longe, a variedade mais cultivada.

Por lá, todos os vinhos brancos devem conter, pelo menos, 50% de Verdejo. Já os exemplares que trazem o nome da uva no rotulo devem ter pelo menos um 85% da variedade.

Fora da Espanha, a Verdejo também é facilmente encontrada na Califórnia e na Austrália. É uma cepa utilizada tanto na produção de vinhos varietais, como também de vinhos de corte, sendo que as parcerias mais comuns são com a Viura (Macabeo) e com a Sauvignon Blanc.

Dica de leitura:  Série uvas - Trincadeira

Características dos vinhos da Verdejo

– A colheita dessa uva costuma acontecer à noite, para que a bagas cheguem na cantina numa temperatura entre 10°-15° C. Não se colhe de dia pois em setembro, época da safra, a temperatura pode atingir os 30° C e provocar maior oxidação e escurecimento do mosto.

– Verdejo é uma uva que produz vinhos elegantes, frescos, frutados e, geralmente, com alto teor alcoólico e acentuada acidez.

– Seus vinhos também apresentam caráter herbáceo e cítrico, com um toque de mineralidade e de noz.

– A cor dos vinhos, normalmente, é verde dourada, dependendo do método de vinificação.

– A maior parte dos exemplares produzidos com Verdejo deve ser consumida jovem. Entretanto, é possível encontrar rótulos raros que resistam até uma década de vida.

Para harmonizar

Dica de leitura:  Termos franceses: dicionário do mundo do vinho

Os vinhos da Verdejo vão bem com carne de porco, peixe grelhado e frutos do mar. Além disso, pimentões recheados, saladas em geral e queijos frescos também são ótimos acompanhamentos.

Para degustar

Quem é Sócio do ClubeW Fresh poderá comprovar o frescor da Verdejo na seleção de vinhos deste mês de dezembro. O Jara Verde Verdejo Branco 2014 promete encantar com o potencial dessa uva. Para os que não são associados, seguem duas indicações incríveis!

Miguel Torres Seleccion Verdeo 2013 Miguel Torres Seleccion Verdeo 2013 – Vinho branco com aromas típicos de frutas tropicais, cítricas e nuances de erva-doce, como anis. Em boca é refrescante, saboroso, frutado e com agradável final de boca.

Sitios de Bodega Menade Verdejo 2014Sitios de Bodega Menade Verdejo 2014  – Branco de aroma frutado, herbáceo e mineral, leve, fresco e com ligeiro amargo no paladar, típico da uva verdejo.

Escrito por: