Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Vinhos

Conheça‌ ‌8‌ ‌vinhos‌ ‌brasileiros‌ ‌premiados‌

04 outubro 2020
  • 53 visualizações
  • 0 comentários

Que tal provar um vinho premiado por enólogos especializados? Confira a lista de vinhos brasileiros premiados!

As premiações e pontuações conquistadas por um vinho são importantes referências para a sua qualidade. Os rótulos são escolhidos por um grupo de especialistas, a partir de uma degustação às cegas e devem cumprir rigorosos critérios de seleção. A pontuação pode servir como uma boa orientação para quem está na dúvida sobre o próximo vinho a experimentar. 

Com uma infinita lista de rótulos disponíveis, oriundos dos quatro cantos do mundo, essas avaliações ajudam a dar uma luz na escolha de qual levar para sua casa.  

Tipos de premiações

Há duas formas habituais de pontuar vinhos: uma é através de concursos internacionais, que acontecem em inúmeros países do mundo, e outra é por avaliação de críticos de vinho.

Concursos internacionais, normalmente, congratulam através de medalhas. Para concorrer a uma, o produtor interessado deve enviar seus rótulos para serem avaliados na competição, dentro de uma categoria pré-definida. Por exemplo: o Effervescents du Monde, um concurso qualitativo que elege os melhores espumantes do mundo.

A iniciativa de organizar concurso que avalia vinhos nasceu na Eslovênia, em 1811, com o “Degustação de vinhos da Ilíria”. A competição foi se modernizando e acontece até hoje no país sob o aval da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e serve de modelo para competições semelhantes em todo o mundo.

Já as avaliações feitas pelos críticos, seguem outro tipo de dinâmica. São eles que selecionam o que será degustado, muitas vezes, sem o produtor saber que está em avaliação. Cada crítico tem seu padrão de avaliação e até de estilo de vinho. O responsável por disseminar essa prática foi Robert Parker. Um advogado que se tornou o maior crítico de vinhos do mundo. Parker patenteou um sistema de avaliação em que os vinhos ganham notas. Com a nota máxima sendo 100, aqueles que recebiam acima de 90 pontos já eram considerados excelentes. 

Assim como atualmente existem milhares de concursos mundo afora, depois de Parker vieram muitos outros críticos que conferem avaliações e prêmios. Com essa proliferação é importante sempre considerar a confiabilidade e credibilidade dos avaliadores, além dos critérios de avaliação.

E é claro que temos muitos vinhos brasileiros premiados! Fizemos uma lista com os rótulos nacionais que ganharam destaque em importantes concursos mundo afora, e que você encontra em nossa loja:

Conheça os vinhos brasileiros premiados:

Miolo Family Vineyards Pinot Noir – Campanha Gaúcha (RS) – Medalha Commented – Decanter World Wine Awards

Casa Perini Merlot – Farroupilha (RS) – Tinto fino seco – Avaliação Nacional de Vinhos 

Casa Valduga Terroir Merlot   – Vale dos Vinhedos (RS) – Medalha de Bronze – Decanter World Wine Awards

Salton Brut – Serra Gaúcha (RS) – Medalha de Bronze – Decanter World Wine Awards

Espumante Salton Prosecco Brut – Serra Gaúcha (RS) – Medalha de Bronze – Decanter World Wine Awards 

Salton Ouro – Serra Gaúcha (RS) – Medalha de Bronze – Decanter World Wine Awards

Salton Brut Rosé – Serra Gaúcha (RS) – Medalha de Ouro – Sommerliers Choice Awards 

130 Blanc de Blancs Casa Valduga – Vale dos Vinhedos (RS) – Medalha de Ouro – Vinalies® Internationales Competition

Premiação nacional

A próxima premiação nacional já tem data marcada: o 10º Brazil Wine Challenge será realizado pela Associação Brasileira de Enologia entre os dias 13 e 16 de outubro. Realizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o concurso é a maior vitrine de vinhos do país.

E mesmo com todos os desafios enfrentados pelo planeta neste ano, esta está sendo considerada a melhor safra da história do país. O evento teve recorde de inscrição com 395 amostras de 54 vinícolas.

A Avaliação Nacional de Vinhos terá duas novidades este ano. A primeira é que a Categoria Vinhos Tintos Finos Secos passa a aceitar, além de 100% varietais, vinhos com corte de uvas tintas finas. 

A outra é a criação de uma categoria específica para Vinhos Rosés Finos Secos, que se junta às demais outras quatro categorias: 

  • Vinhos Base para Espumante;
  • Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos;
  • Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos;
  • Vinhos Tintos Finos Secos Jovens.

Ficou curioso para saber mais sobre vinhos brasileiros? Descubra 05 razões para escolhê-los na sua próxima compra!

Escrito por: Wine