Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

A peculiar Tokay

24 abril 2015
  • 2041 visualizações
  • 6 comentários

Desta vez nosso destino foi Tokay, na Hungria. Caves incríveis, belas paisagens e vinhos muito interessantes. Saiba mais sobre essa impressionante região.

Por Vicente Jorge

Região vinícola mais famosa da Hungria, Tokay foi oficialmente declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2002. Nessa viagem, eu e o Manu tivemos o privilégio de conhecer seus surpreendentes vinhos e a peculiar paisagem.

Nossa chegada aos vinhedos de Tokay foi numa manhã fria cheia de dúvidas e expectativas, pois os exemplares dessa região foram elaborados baseando-se em uma legislação complexa e que, às vezes, nos parece confusa.

foto 2

O que chama atenção nessa região vitivinícola é a sensação de voltar no tempo, já que tudo é muito antigo. As caves particulares instaladas nas colinas são algo nunca visto. São pequenas portas, como se pode ver na foto acima, que guardam, por anos, verdadeiras preciosidades.

foto 3

As caves profundas, com longos corredores de barricas que envelhecem por anos, deixam suas marcas nas paredes, pois estão cobertas por fungos e por uma viscosidade doce, provocada pela evaporação. Sem dúvida, foi uma experiência bárbara conhecê-las!

Dica de leitura:  O uso do concreto na elaboração do vinho

foto 4

Fomos convidados para uma degustação inusitada dentro da cave do Tokaji Paizos, vinícola do proprietário do Château Clinet, no Pomerol, França. Percorremos um longo caminho apertado e escuro até uma pequena sala iluminada à luz de velas.

Ali provamos todos os estilos de Tokay, inclusive as safras especiais, e selecionamos os vinhos que logo estarão na Wine.com.br.

foto 5

O Puttony é um recipiente utilizado na colheita das uvas. Cada Puttony contém cerca de 25 kg de uvas e o número refere-se à quantidade de Puttonys para cada barril de 136 litros de vinho de base.

Os vinhos Aszú recebem uma classificação numérica de acordo com a quantidade de açúcar residual (ou seja, não fermentado):

Aszú 3 Puttonyos – 60 a 90 g de açúcar residual por litro

Aszú 4 Puttonyos – 90 a 120 g de açúcar residual por litro

Dica de leitura:  Vamos falar de Champagne

Aszú 5 Puttonyos – 120 a 150 g de açúcar residual por litro

Aszú 6 Puttonyos – 150 a 180 g de açúcar residual por litro

Aszú Eszencia – 180 a 450 g de açúcar residual por litro

Porém, essa classificação está passando por uma revisão na qual haverá modificações. O que não compromete a qualidade de um dos vinhos mais intrigantes e deliciosos que já provamos.

Até a próxima!

indicacao-do-winehunter

Escrito por: