Aerador ou decanter?
- 14 curtidas
- 18219 visualizações
- 0 comentários
A diferença entre os dois acessórios e quando utilizar cada um deles para melhorar ainda mais sua experiência com vinhos
Decantar e aerar vinhos são procedimentos usuais e praticamente exclusivos para o consumo de exemplares tintos.
Mesmo quem ainda não tem um aerador ou um decanter – também designado decantador – já ouviu ou leu sobre a utilização de ambos.
A familiaridade com o assunto, no entanto, muitas vezes termina quando a pergunta é: quando aerar e quando decantar?
A seguir, nossas dicas para acabar, de vez, com a confusão.
Decanter e aerador: formato e material
Enquanto os modelos de decanter costumam ser sofisticados, muitas vezes produzidos em cristal, em estilo clássico ou com design moderno, os aeradores geralmente são fabricados com materiais mais simples, como o plástico policarbonato, por exemplo.
Também são menores e facilmente acopláveis às garrafas, o que faz com que sua aquisição, por sua vez, seja mais econômica. Isso não significa que decantadores não possam ser encontrados a preços acessíveis: hoje há no mercado versões, em vidro ou cristal, a preços muito convidativos.
Para que serve o decanter?
O processo de decantação serve para separar a borra do vinho. Exemplares amadurecidos (os chamados vinhos velhos, engarrafados há muitos anos), sobretudo os tintos, formam sedimentos naturais ao longo dos anos, compostos principalmente por bitartarato de potássio – as borras –, que não são prejudiciais à qualidade do vinho, mas podem ser desagradáveis para degustá-los.
Quando o vinho é decantado, elas se depositam no fundo do decanter, proporcionando uma degustação mais confortável.
Aerando o vinho
Já a técnica de aerar consiste em expor, de forma controlada, o vinho ao oxigênio, para que libere seus aromas. O uso do aerador pode alavancar a experiência de apreciar vinhos potentes e melhorar o sabor dos mais despretensiosos e muito jovens.
Ao introduzir oxigênio na garrafa – um ambiente pouco oxigenado –, o acessório proporciona um leve golpe de ar, fazendo com que as moléculas de álcool sejam liberadas, destacando os sabores e aromas daquele exemplar.
Como decantar um vinho
Para decantar um vinho, tudo o que você tem a fazer é derramar o líquido da garrafa original para um recipiente de vidro ou cristal, o decanter, e deixar repousar (ou respirar) pelo tempo recomendado, de acordo com a necessidade daquele exemplar.
Fácil concluir, portanto, que o decanter também serve para aerar um vinho, pois permite maior contato da bebida com o oxigênio. Vale lembrar que vinhos brancos complexos e encorpados, de alta qualidade, são igualmente beneficiados com o processo da aeração no decanter.
Para aerar um vinho com o aerador, basta acoplar o acessório ao bocal da garrafa ou, dependendo do modelo escolhido, encaixá-lo com a ajuda de um suporte. O vinho é derramado diretamente à taça por meio do acessório no momento de ser servido.
Aerar sem aerador ou decanter? Sim!
Também é possível aerar um vinho sem aerador ou decanter, apenas fazendo movimentos giratórios (e suaves) com a taça em que ele foi derramado. O simples fato de retirar a rolha da garrafa não possibilita que o vinho “respire” adequadamente, já que somente o líquido próximo ao gargalo fica exposto ao ar.
E não custa lembrar que vinhos de boa qualidade desenvolvem-se por si só, dentro da própria taça, que por sua vez também pode fazer as vezes de decanter, dependendo do tempo que o vinho vai ficar nela.
E então, esta publicação esclareceu suas dúvidas? Conte nos comentários e compartilhe com os amigos que também amam a bebida!