A bela região de Châteauneuf-du-Pape, no Vale do Rhône
- 192 curtidas
- 2940 visualizações
- 6 comentários
A Châteauneuf-du-Pape, que pertence à área vinícola do Vallée du Rhône, é uma das mais nobres e prestigiadas produtoras de vinhos do mundo. Confira!
Por Manu Brandão
Quando visitamos a primeira AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) da França, na região do Vale do Rhône, chegamos à cidade mais famosa, a Châteauneuf-du-Pape, onde havia antigamente o Palácio de Verão dos Papas. Nessa imagem acima, podemos ver o que sobrou do castelo, depois das várias guerras que assolaram a Europa. Vimos também o vilarejo ao redor da ruína, todo construído com as pedras desse imenso palácio.
Conversamos, sempre, para tirar dúvidas e enriquecer nosso conhecimento com a cultura da região. Nessa foto, estávamos tendo uma aula com uma enóloga de um produtor local, a Charlotte. Os fatos mais interessantes do terroir de Châteauneuf-du-Pape é a sua localização – no topo da colina – e o terreno ter somente essas pedras arredondadas que se encontram, com mais frequência, perto de rios. Essas pedras concentram o calor durante o dia e o emanam à noite, garantindo toda a tipicidade da região.
Aqui, em uma vinícola reconhecida pela qualidade dos vinhos, com uma bela linha de diversidades, nasceu nossa Indicação do WineHunter. Assim, decidimos fazer o primeiro vídeo desse projeto, que surgiu com o objetivo de trazer vinhos que nos marcaram e que gostamos, sem critério de quantidade ou valor.
O Maison Bouachon surgiu com uma família, que nomeia a vinícola, que confeccionava barricas de carvalho para todos os produtores de vinhos do Châteauneuf-du-Pape. Em 1898, a família Bouachon decidiu elaborar seus próprios exemplares e, atualmente, é reconhecida pela altíssima qualidade do seus rótulos, sempre recompensados com prêmios. Inclusive, tivemos dois vinhos fantásticos dessa vinícola no ClubeW Premium de novembro de 2014.
Mais ao norte da região, vimos a denominação Condrieu, reconhecida pela alta qualidade de seus brancos, com uma paisagem incrível, que lembra um pouco a região do Douro, em Portugal.
O Châteauneuf-du-Pape é uma região que todo apaixonado por vinhos deveria conhecer!
Acompanhe nossas próximas viagens! Até a próxima!