Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Bordeaux em festa

29 julho 2016
  • 2795 visualizações
  • 0 comentários

Cité du Vin e Hospitaliers de Pomerol. Na nossa última viagem a Bordeaux, conhecemos um incrível museu e recebemos mais uma condecoração. Confira.

Foi uma semana de primavera bastante agitada em Bordeaux. A cidade estava mais charmosa e movimentada do que nunca.

Nós fomos convidados para a inauguração do aguardado Cité du Vin, um museu destinado à cultura do vinho incrivelmente bem feito e bonito. É praticamente a Disney do vinho.

Chegamos de barco, pois nosso amigo Benoit Calvet é apaixonado por barcos e queria ser o primeiro a atracar no píer do museu. E fomos.

Em forma de decanter, que uns dizem ser o desenho que o vinho toma quando despejado na taça, o lugar é bárbaro. A presença de personagens do mundo do vinho de vários países, de políticos e do presidente da França, François Hollande, movimentou ainda mais a cidade.

É um passeio imperdível para quem vai a Bordeaux e gosta de vinhos. Pode-se aprender muito interagindo com os mecanismos e instalações.

Foram 3 anos de obras, 750 empregos criados, 50 empresas participantes da construção e 83 patrocinadores do setor de vinhos. O museu possui 55 metros de altura, 13.350 m2 e 574 arcos de madeira que compõem o teto cujo tempo de fabricação foi de 14.000 horas. O custo total foi de 81 milhões de euros.

Bordeaux, Patrimônio Mundial da UNESCO, foi eleito o melhor destino na Europa, em 2015. Embora tenha sido a cidade escolhida para abrigar o museu, a Cité du Vin não se restringe à região. Durante um ano, a empresa bordalesa Grand Angle Prodution fez um tour por 17 países, a fim de captar imagens aéreas de 22 regiões vitícolas. Fotos que podemos ver lá.

Cité du Vin

Há também um restaurante imperdível, o Le 7, no sétimo andar, com uma vista de 360°.

Cité du Vin

Nesta mesma semana, fomos condecorados a Hospitaliers de Pomerol, a mais exclusiva honraria francesa, que completou 50 anos, concedida às pessoas que promovem os vinhos de Pomerol pelo mundo.

Acontece a cada 2 anos, com uma cerimônia que revive a memoria dos famosos hospícios construídos no século 12 pelos Hospitalier de São João de Jerusalém, hoje, a Ordem de Malta.

Antigas pedras em que está esculpida a cruz de Malta, símbolo da região, ainda se encontram na região de Pomerol.  Para perpetuar a memória dos Hopitaliers de Pomerol, as capas dos homenageados são bordadas com uma grande cruz de Malta, com uma concha de vieira, Coquille Saint-Jacques, na junção dos ramos, representando um dos caminhos de Saint-Jacques de Compostelle.

O evento representa bem o que é Pomerol. Exclusivo, pequeno, com muita qualidade e discreto. Aliás, uma das particularidades do local é que nunca foi feita uma classificação oficial para os vinhos lá, como foram feitas com os vizinhos.

Hospitaliers du Pomerol

Fomos indicados por Cristian Moueix, do grupo Moueix, um dos mais antigos e respeitados negociantes de Bordeaux.

A família Moueix é, sem duvida, a mais renomada da margem direta de Bordeaux. Ela é proprietária do cultuado Château Petrus, do Hosanna, do La Fleur Petrus, do Trotanoy, do Latour a Pomerol, do La Fleur Gazin, em Pomerol, e do Château Magdelaine e outros em Saint-Émilion. Também produz o grande vinho Dominus no Napa Valley, cuja safra de 2012 recebeu 99 Pontos do Robert Parker. Aguardem!

O evento aconteceu no impressionante Château de Sales, distinguido por sua torre única, uma construção do século 17, até hoje sob o comando da família Lambert.

Após a cerimônia de posse, um menu comandado pela chef estrelada do guia Michelin Hélène Darroze harmonizou perfeitamente com 17 Gran Vins de Pomerol, tivemos o privilégio de jantar na mesa na família Moueix. O vinho que iniciou o jantar foi um Le Pin 2012 e o que encerrou foi o Petrus 2003, passando por Château Clinet, Clos René, Trotanoy, para citar alguns. Foi simplesmente incrível!

Festa da posse

Uma fantástica queima de fogos no lago do château foi apenas o início da balada, que seguiu noite adentro. Uma festa inesquecível!

Escrito por: Wine