Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como fazer uma boa massa de pizza?

13 agosto 2025
  • 38 visualizações
  • 0 comentários

Fazer uma boa massa de pizza não deveria ser complicado! No artigo de hoje você descobre como.

Tudo o que fazemos ou nos propomos a fazer deixa rastros de quem somos. A comida também é assim, toda a dedicação, carinho, amor e tempo despendido para aquilo, deixa tudo mais especial e único. Por isso, aqui você vai descobrir como fazer massa de pizza com uma crocância inigualável e extremamente saborosa.

Imagina, então, fazer uma noite de pizza com a família e degustar de um bom vinho? Segundo os ditados e memes por aí, dizem que “até tem vida melhor, mas ela não presta”. Brincadeiras à parte, acompanhe 7 passos simples e aproveite ao máximo esses momentos de partilha. Bora lá?

Passo 1: separe os ingredientes para a massa de pizza

O primeiro passo é o da organização, afinal não dá para sair fazendo as coisas sem ter tudo, não é mesmo? Então, a primeira coisa que precisará pensar é onde você vai assar a pizza e como vai abrir a massa. Separe uma assadeira redonda do diâmetro que você pretende usar, cheque se o forno está funcionando e encontre um rolo de massas.

Se quiser aproveitar o momento, coloque para gelar um vinho com boa harmonização para a comida que vamos preparar e reserve:

  • 1 kg de farinha de trigo;
  • 30 gramas de fermento biológico;
  • 3/4 xícaras de óleo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 10 ml de pinga;
  • 3 xícaras de água morna.

Ah, coloque na sua lista uma vasilha grande, de preferência redonda, para unir os ingredientes e manuseá-los tranquilamente e passe para o próximo passo.

Passo 2: comece pelo fermento

Vamos garantir que a pizza fique crocante e macia na medida certa, por isso, é importante começar pelo preparo do fermento que, basicamente, reúne a porção de fermento biológico que você comprou no mercado, o sal, o açúcar e a água morna.

Reúna todos esses itens em uma tigela, pode ser aquela grandona que falamos para você separar, mexa um pouco e reserve. Aguarde de 5 a 10 minutos e veja se há a formação de espuma ao redor do líquido. Assim que perceber a presença dela, vá para o passo 3.

Passo 3: Acrescente metade da farinha, o óleo e mexa

Comecemos o passo três com um alerta: nunca, jamais e em hipótese alguma coloque de uma vez a farinha de trigo em qualquer coisa que você for fazer, seja ela bolo, pão, massa de pizza e quaisquer outros alimentos. Isso porque, apesar de a medida ser algo quantificado, quando falamos de farinha e fermento, temos outras variáveis que impactam na maleabilidade da massa.

Adicione o óleo no fermento e mexa tudo. Depois, acrescente aos poucos a farinha e vá mexendo até que a mistura fique mais encorpada. Peneirar esse item seco é uma estratégia para a massa crescer mais.

Passo 4: Acrescente a pinga e a farinha de trigo restante aos poucos

O quarto passo de como fazer massa de pizza é o seu diferencial. Está na hora de colocar o ingrediente que vai deixar essa massa sequinha e crocante. Despeje sobre ela 10 ml de pinga ou duas colheres de sopa rasas — algumas receitas trazem o vinagre de álcool no lugar da pinga, caso opte por este último, reduza pela metade a quantidade adicionada para evitar gostos residuais.

Aos poucos adicione a farinha de trigo até que a massa fique em ponto de pão, desgrudando facilmente da mão. Nesse momento, você precisará de uma bancada para manusear a massa. Tente escolher um local mais liso, pois vamos manuseá-la por alguns minutos.

Ah, e você sabia que, com exceção da pinga, essa receita também pode ser usada para fazer pães, sonhos e outros quitutes deliciosos? Ou seja, é outra oportunidade explorar sabores e processos diferentes e quem sabe fazer uma mesa com queijos, pães e vinho? #ficadadica

Passo 5: Sove ela por 5 minutos e deixe-a descansar por 40 min.

Esse é o momento de “colocar a mão na massa” e estimular o glúten a se unir à água e deixar aquela textura fofa após assada. Perceba, a pinga vem para adicionar crocância e sovar a massa para deixá-la saborosa.

A movimentação que você vai fazer com as mãos utiliza principalmente a região da palma da mão próxima ao punho. Traga as laterais da massa para o centro e coloque pressão para que ela se una. É importante que você tenha sempre próximo a você um pouco de farinha, pois por vezes será necessário salpicar um pouco durante seu manuseio.

Isso acontece porque, conforme o glúten vai mudando de forma, a massa parece ficar mais mole e “grudenta”. Acrescentando um pouquinho de farinha, ela vai retornando ao ponto e seu manuseio fica mais fácil.

Faça esse processo durante 5 a 10 minutos. Retorne a massa para a vasilha, cubra-a com um guardanapo e deixe a massa descansar por mais ou menos 40 minutos.

Passo 6: Separe em pequenas porções e abra as massas

Hora de porcionar a massa e abrir com o rolo. E, claro, para acertar na espessura da massa e no diâmetro que ela vai ocupar na assadeira, o tamanho da porção importa. Pizza individual, pequena ou grande, qual você quer fazer? Para te ajudar, vamos deixar aqui algumas especificações que podem te ajudar muito nesse passo 6.

  • Para pizza brotinho com diâmetro de 20 cm a 30 cm: porção com peso entre 180 gramas e 250 gramas;
  • Para pizzas médias com diâmetro entre 30 cm e 38 cm: porção para abrir a massa com peso entre 250 gramas e 350 gramas;
  • Para pizzas grandes com mais de 38 cm de diâmetro: porções acima de 350 gramas.

Caso prefira massas mais finas, faça porções com o menor peso correspondente à sua assadeira e massas mais grossas ao máximo.

Depois de porcionadas , está na hora de abrir a massa. Faça movimentos com o rolo sempre do centro para as bordas e, quando perceber que consegue realizar movimentos de ida e volta, vá modificando o ângulo da pressão, dessa forma ela fica lisinha e sem calombos ou buracos.

Coloque na assadeira que vai ao forno e com o garfo espalhe furinhos ao redor dela para que ela não crie bolhas e irregularidades.

Passo 7: Pré-asse a massa por 5 min a 250 °C

Há quem não goste muito de pré-assar a massa da pizza, mas se você deseja uma massa crocante por fora e macia por dentro, realizar o passo 7 é fundamental! Assando a massa antes de colocar o recheio, faz com que a umidade presente nos ingredientes acima não infiltrem na massa, já que ela foi selada. Além disso, o preparo na sequência é muito mais rápido, uma vez que não é preciso deixar tanto tempo no forno para assar a pizza.

A espera pelo derretimento do queijo já proporciona o cozimento necessário para as outras partes da pizza. Essa é a parte mais rápida e divertida de aprender a como fazer massa de pizza caseira.

Ah, e agora que você já sabe como garantir uma massa dos deuses, que tal conhecer mais sobre harmonizações e ver as dicas de combinação de sabores de pizza com vinhos? Eles foram pensados especialmente para dias como esse. Venha conferir! Te espero lá, até mais!

Escrito por: Luan Kaue Tosta do Prado