Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

7 itens colecionáveis no mundo dos vinhos

31 março 2015
  • 2002 visualizações
  • 28 comentários

Descubra sete incríveis opções de itens colecionáveis quando o assunto é vinho!

Você já reparou que há uma série de itens colecionáveis no mundo dos vinhos? Alguns são bem óbvios, mas outros nem tanto e geram surpreendentes coleções. Listamos 7 deles, olha só!

1 – O vinho

O próprio vinho já é por si só um item que se coleciona. Adquiridas em leilões ou de particulares, seja por serem de safras especiais ou raridades preciosas, muitas garrafas acabam compondo coleções, como a do francês Michel-Jack Chasseuil, que compreende cerca de 40 mil garrafas.

frances vinhos

2 – Rolhas

Este é um dos itens de coleção mais popular. Seja como uma forma de lembrar do vinho bebido, para usar como decoração ou ainda como um registro numérico dos vinhos consumidos, muitos enófilos colecionam esses vedantes, tanto os de cortiça quanto os sintéticos. Há inclusive quem anote nelas a data e local onde o vinho foi bebido.

Dica de leitura:  Situações que podem ocorrer ao abrir um vinho

Coleção-de-Rolhas-para-Decoração

3 – Os rótulos

Aqui também a ideia de colecionar pode surgir por razões diferentes. Uma delas é simplesmente a beleza do rótulo, outra é a raridade do vinho, uma terceira seriam os vinhos consumidos em ocasiões especiais.

Mas a mais comum é mesmo para manter um registro do que se bebeu, até porque dada a grande diversidade de vinhos que encontramos em oferta é praticamente impossível lembrar de todos.

4 – Garrafas vazias

Vidros de cores diferentes, formas e capacidades diversas, relevos com brasões e selos regionais, etc. Fazem parte do conjunto de detalhes observados por aqueles que se dedicam a guardar este nobre invólucro.

garrafas vazias

5 – Saca-rolhas

Estes dão coleções muito interessantes, pelos diversos modelos que existem, edições comemorativas, raridades, etc. No Brasil o maior acervo destas peças, com cerca de 1500 unidades, pertence ao neurocirurgião gaúcho Carlos Fasolo.

coleção saca-rolhas

6 – Tampa metálica da rolha de espumante

Você já reparou nas tampas metálicas que ficam entre a rolha e a gaiola nas garrafas de espumantes? Não só existem nas mais variadas cores, como muitas vezes trazem símbolos diversos, ou mesmo motivos de séries colecionáveis. Um item que muita gente não imagina que há tempos é colecionado pelos apreciadores do vinho gasoso.

Dica de leitura:  O açúcar no vinho

tampa de espumante

7 – Corta gotas

E para quem é Sócio do ClubeW Classic ainda há uma sétima possibilidade de coleção, que são os corta gotas. Mensalmente os Sócios recebem um folder personalizado juntamente com o corta gotas temático da seleção. As ilustrações correspondem às características culturais do país onde são elaborados os vinhos do mês. E tem muito Sócio que coleciona!

Coleção de corta gotas

Agora, você que tem prazer em colecionar, já tem várias opções ligadas ao vinho para escolher. Qual será sua próxima coleção? Saúde!

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.