Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Bag-in-box: você conhece a embalagem para vinhos?

28 dezembro 2020
  • 169 visualizações
  • 0 comentários

A embalagem foi criada há décadas, mas foi nos últimos anos que a bag-in-box ganhou espaço no mercado brasileiro. Confira!

Quando pensamos em vinho logo vem à cabeça uma bela garrafa da bebida para ser apreciada, certo? Pois nem sempre! Práticas e acessíveis, as bag-in-box’s têm chamado atenção nos últimos meses à medida em que ganha o mercado brasileiro. 

O conceito da embalagem, criado em 1965, não é novo, mas virou tendência nos últimos meses com diversas vantagens, tanto para os produtores de vinho como para quem consome a bebida. 

De acordo com números de pesquisa feita pela Ideal Consulting, apenas em 2019, a categoria bag-in-box – no que diz respeito aos vinhos finos brasileiros e importados – somou 1,5 milhão de litros. A quantidade representa 1,1% do total de vinhos finos comercializados em todo o Brasil.

Saiba mais sobre a bag-in-box!

Como surgiu a bag-in-box

O criador da bag-in-box foi o enólogo Thomas Angove, que desenvolveu a primeira versão da embalagem em 20 de abril de 1965, quando inseriu bexigas de polietileno de 4,5 litros em caixas de ondulação para venda no varejo. 

No projeto original, era necessário que o consumidor da bebida cortasse o canto da bag para liberar a saída do vinho. Poucos anos depois, em 1967, o inventor australiano Charles Malpas patenteou uma torneira de plástico, com ar firme, soldada a uma bexiga metalizada, tornando mais fácil o consumo da bebida pela bag-in-box. 

Como funciona a bag-in-box

Dentro da caixa externa, a box, é colocada uma bolsa de plástico cheia da bebida. A box costuma ser produzida em caixa de papelão estável e ondulada. Enquanto isso, a bolsa é conectada a uma torneira para a liberação do vinho na quantidade determinada pelo consumidor.

As bag-in-box’s costumam ser vendidas nas capacidades de 3 e 5 litros, equivalente a 4 a 6 garrafas de vinho. É possível encontrar vinhos brasileiros, de Portugal, Itália, Nova Zelândia, entre outros, que utilizam a embalagem. Entre os países, a Nova Zelândia, o Chile e o Reino Unido se destacam pela grande popularidade da bag-in-box nas regiões. 

No que diz respeito à produção e exportação, a França, Itália, África do Sul, Austrália e Alemanha se consolidaram como os maiores exportadores de vinhos em bag-in-box.

É importante lembrar que a embalagem tem ganhado espaço no mercado de vinhos, mas é possível utilizá-la para qualquer tipo de bebida e ter as vantagens observadas na bag-in-box. A partir da década de 70, o conceito de embalagem ganhou outros mercados para além do vinho, incluindo água, sucos e refrigeradores.

Vantagens da bag-in-box

Ainda está em dúvida sobre os motivos que têm levado a embalagem a cair no gosto dos apaixonados pelo universo dos vinhos? Reunimos aqui as principais vantagens da bag-in-box, tanto para os produtores e distribuidores da bebida como para quem consome. 

Vantagens da bag-in-box:

  • Baixos custos logísticos para as empresas; 
  • Facilidade para transportar, uma vantagem tanto para os distribuidores das bebidas como para os consumidores;
  • Não quebra;
  • Economia de peso de quase 40% em comparação com garrafas de vidro;
  • Facilidade de empilhamento para gestão de estoque, no caso de empresas produtoras e/ou distribuidoras;
  • Facilidade para abrir, sem necessitar de acessórios como saca-rolhas;
  • Por ser embalada a vácuo, o vinho se conserva bem. A bolsa interna das caixas protege a bebida da incidência de luz, mantendo a qualidade do vinho por até 6 semanas após aberto;
  • A embalagem pode ser produzida em material reciclado, o que favorece o meio ambiente;
  • São especialmente úteis em piqueniques, praia e festas em áreas externas;
  • Vinhos na bag-in-box chegam a ser vendidos por preços 40% menores do que a média em garrafas, pelo menor custo de produção e distribuição dos produtores.

Bacana, né?! Se você gostou de conhecer a bag-in-box, que tal também entender melhor sobre outras tendências em embalagens inovadoras como o vinho em lata? Temos um episódio completo do podcast Wineverso sobre a tendência do mundo do vinho. 

A vinícola Dark Horse possui rótulos incríveis para você ter a experiência de beber um delicioso vinho em lata, exclusivos da Wine. Confira alguns deles: 

Escrito por: Wine