Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Copa do Mundo com Vinho

13 junho 2018
  • 3815 visualizações
  • 0 comentários

A Copa do Mundo está começando e é hora de abastecer seu estoque para torcer e comemorar as vitórias do Brasil com vinhos incríveis.

Copa do Mundo com vinho sim! Amanhã começa o evento mais esperado por quem ama futebol e quem nem acompanha tanto, o Mundial. Este ano na Rússia, a Copa, sem dúvidas, desperta o patriotismo nos quatro cantos do planeta.

Aqui no Brasil, em que o futebol é o esporte símbolo, todo mundo fica ligado em cada lance, torcendo ao máximo pela nossa seleção canarinho. A gente se inspirou no esporte para colocar um time de rótulos incríveis para disputar um lugar de destaque na sua taça na Copa Wine.

Copa Wine

No mesmo estilo do Mundial, a Copa Wine vai trazer dez países produtores de vinho que jogarão na Copa da Rússia e mais dois clássicos que estão fora dos jogos este ano, mas que todo mundo sabe que batem um bolão.

Os 12 países foram sorteados em quatro grupos e, cada um terá um rótulo representantes que competirá contra os outros países do seu grupo pelo primeiro lugar. Os ganhadores de cada grupo farão a semi-final e, finalmente, os dois finalistas concorrem ao título de vinho campeão!

Confira os países participantes:

África do Sul

Os vinhos sul-africanos

Sétimo maior produtor de vinhos do mundo (2016), e berço da variedade da uva Pinotage, a África do Sul é um país versátil, sempre pronto a oferecer os mais diversos e interessantes estilos de vinhos.

A África do Sul na Copa

A primeira partida da seleção sul-africana depois do apartheid foi na Copa de 1998. Só houve mais duas Copas em que o time jogou, 2002 e 2010, ano em que foi sede do Mundial. O apelido da seleção é Bafana Bafana, um termo da língua zulu que significa “os garotos”.

Alemanha

Os vinhos alemães

Com as uvas brancas dominando 65% de todo seu vinhedo (2016), não é à toa que a Alemanha é historicamente reconhecida pelos seus vinhos brancos – muitos dos quais são excelentes -, porém, o país gera também tintos surpreendentes.

A Alemanha na Copa

A seleção da Alemanha só não participou de duas Copas da história e é conhecida por ter jogadores talentosos. O país tem quatro títulos mundiais e é um dos favoritos este ano.

Argentina

Os vinhos argentinos

Conhecida pelos vinhos da uva Malbec (produz 75% de todo vinho do mundo elaborado com ela), impressiona também por outros números. É o segundo maior produtor de vinhos da América do Sul e o 9º maior do mundo (2016).

Dica de leitura:  O açúcar nos vinhos

A Argentina na Copa

Com dois títulos mundiais, nos anos de 1978 e 1986, a Argentina tem uma das grandes seleções do mundo, sendo um dos rivais históricos do Brasil no futebol. Nossos hermanos só não participaram de quatro Copas até hoje.

Austrália

Os vinhos australianos

Com modernos e exuberantes tintos capitaneados pela uva Shiraz e brancos surpreendentes, a Austrália aumentou drasticamente suas exportações de vinhos nas últimas décadas. Um prêmio pela crescente qualidade apresentada.

A Austrália na Copa

A seleção australiana de futebol participou de cinco Copas, tendo chegado às oitavas de final em 2006. Fora do Mundial, o time aplicou a maior goleada da história do futebol: 31 a 0 contra a Seleção da Samoa Americana.

Brasil

Os vinhos brasileiros

Nas últimas décadas, a produção de vinhos no Brasil modernizou-se, com destaque para os espumantes, além de tintos e brancos cada vez mais interessantes. É o 5º maior produtor sul-americano e o 20º maior do mundo (2016).

O Brasil na Copa

Nossa querida seleção canarinho é uma das mais bem-sucedidas na história do futebol, a única com cinco vitórias em Copas. Cheio de habilidade e talento, o time do Brasil impressiona pela garra com a qual defende sua camisa rumo ao hexa!

Chile

Os vinhos chilenos

Com atributos naturais que o tornaram conhecido como um paraíso para a viticultura, o Chile surpreende tanto com seus tintos quanto com os brancos. É o maior produtor sul-americano de vinhos e 8º maior do mundo (2016).

O Chile na Copa

O Chile participou de nove Copas ao longo da história da sua seleção, tendo jogado pela primeira vez em 2010, porém, este ano, o time está fora do Mundial por não ter se classificado nas eliminatórias.

Espanha

Os vinhos espanhóis

Atualmente é o 3° maior produtor de vinhos e possui a maior área de vinhedos do mundo. Impressionante? Você ficará ainda mais ao degustar a diversidade de vinhos que o país produz!

A Espanha na Copa

A Espanha, um dos países com mais participações em Copas, foi o campeão no Mundial de 2010. Conhecida como Fúria, a seleção espanhola é composta por jogadores habilidosos e renomados.

Estados Unidos

Os vinhos norte-americanos

Dois dados impressionam nesse grande país: dados recentes o apontam como a maior área de vinhedos do Novo Mundo e o maior consumidor de vinhos do planeta. Para surpreender ainda mais, é o 2º maior exportador de vinhos da América.

Dica de leitura:  O mapa da mina dos eventos

Os EUA na Copa

A seleção norte-americana de futebol, embora o esporte não seja o mais representativo dos EUA, está classificada como a 13ª melhor do mundo no ranking Mundial da FIFA e entre os times que irão jogar este ano.

França

Os vinhos franceses

Um dos berços da vitivinicultura, a França reina com uma diversidade de estilos e vinhos para todos os bolsos e os paladares. E os franceses fazem o dever de casa! Para ter uma ideia, o consumo fica em torno 44 litros por pessoa/ano.

A França na Copa

A seleção francesa se tornou uma potência no futebol a partir da década de 80 e, desde então, tem conquistado excelentes posições. Em 1998, consagrou-se como campeã mundial.

Itália

Os vinhos italianos

O maior país vinicultor do mundo e o berço de centenas de variedades de uvas nativas, como a Sangiovese e a Nebbiolo, a Itália tem ainda o diferencial de todas as suas regiões serem vitivinícolas.

A Itália na Copa

A Itália é uma das maiores campeãs do Mundial, tendo disputado seis finais e conquistado quatro títulos. A seleção italiana participou de 17 copas, mas está de fora este ano por não ter se classificado nas eliminatórias.

Portugal

Os vinhos portugueses

O 4º maior produtor de vinhos da Europa deve seu sucesso principalmente às suas vantagens naturais, como a riqueza de terroirs – do mar à montanha – e dezenas de cepas nativas, como a Touriga Nacional.

Portugal na Copa

Portugal é um país com tradição no futebol e é conhecido por um estilo mais latino, com jogadas criativas e inteligentes. O país participou de seis copas, tendo alcançado o terceiro lugar em 1966.

Uruguai

Os vinhos uruguaios

Atualmente o 4º país vitivinícola mais importante da América do Sul, com uma área de vinhas das quais mais de 95% são para produção de vinho, é considerado um país boutique na elaboração da nossa bebida favorita.

O Uruguai na Copa

A seleção uruguaia de futebol, também chamada de celeste, tem uma grande história no Mundial, tendo conquistado duas vitórias, em 1930 e em 1950. Os seus jogadores são conhecidos pela raça e pela aplicação tática.

Escrito por: