Curiosidades

É tempo de colheita

13 setembro 2018
  • 3940 visualizações
  • 0 comentários

Entenda a importância da colheita, qual é o momento certo de acontecer e o que muda de região para região.

Da uva à taça, o vinho é marcado por momentos especiais. Sem dúvida, um deles é a colheita, ou vindima, que é motivo de celebração no mundo todo: trata-se da coroação de muitos meses de trabalho nos vinhedos; sinal que a uva, enfim, chegou ao seu ponto ideal de maturação.

Além disso, pontua o fim da angústia de quem trabalha no campo e precisa se preocupar com toda a sorte de riscos: pragas, condições climáticas muito extremas, condições adversas de solo etc. Então, quando a uva resiste a todas as intempéries possíveis, viticultores, produtores e enólogos respiram aliviados.

Não à toa, há grandes festas de vindima em diversas regiões vitivinícolas importantes de países do Novo Mundo e do Velho Mundo, como França, Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Argentina, Chile, Uruguai e Canadá.

Dica de leitura:  Os tipos de solo e a vinha

E, em termos práticos, o que define o momento da colheita? De forma geral, essa etapa acontece quando a uva atinge os níveis dos açúcares e ácidos adequados para a elaboração dos vinhos desejados. Isso significa que os bons produtores fazem um controle bastante rígido de suas uvas, checando, de tempos em tempos, esses parâmetros.

Já para entender o ciclo da videira, podemos recorrer às estações do ano: no outono, quando são feitas as podas, a videira perde suas folhas. Em regiões muito frias, permanece em “repouso hibernal” durante o inverno e, para olhares menos atentos, pode parecer que a planta está até morta.

No começo da primavera, inicia-se o crescimento vegetativo, com a brotação, ramificação, floração e frutificação. O verão é a fase em que as frutas amadurecem. A colheita, que se inicia ainda na estação quente, pode se estender até meados do outono, processo que dura de dois a três meses, dependendo de fatores diversos, como clima, desenvolvimento das uvas e decisões dos próprios profissionais envolvidos sobre o momento ideal de colher os bagos.

Dica de leitura:  La vie en rose

Isso explica também por que as vindimas acontecem em épocas diferentes nas regiões vitivinícolas. No Velho Mundo – ou seja, Europa – e em alguns países do Novo Mundo que estão no Hemisfério Norte, a colheita acontece por volta de agosto e pode ir até novembro. Já no Hemisfério Sul, entre janeiro e abril.

Escrito por: