Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Mulheres do mundo do vinho

08 março 2021
  • 3603 visualizações
  • 0 comentários

Nada melhor do que comemorar o Mês da Mulher com histórias de mulheres inspiradoras. Conheça algumas mulheres que fazem parte do universo dos vinhos, conquistando destaque em uma área de forte presença masculina!

Em um mercado que segue com forte presença masculina, mulheres se destacam com um alto nível de conhecimento e desempenho no universo dos vinhos. São histórias incríveis, de profissionais que fizeram e fazem a diferença na produção e disseminação da cultura enológica por todo o mundo. 

Neste Dia Internacional da Mulher, conheça alguns nomes de mulheres que merecem todo o reconhecimento pela contribuição no cenário da nossa bebida favorita.

Viviana Navarrete

Os desafios e prazeres de trabalhar com vinho fazem parte há quase 20 anos da vida da enóloga chilena Viviana Navarrete.

Trabalhando hoje à frente da VSPT, no Vale do Leyda, sudoeste de Santiago, Viviana foi escolhida enóloga do ano pelo célebre crítico britânico Tim Atkin em 2020 e reconhecida também como uma das dez mulheres líderes da indústria global de vinhos pela conceituada revista Wine Enthusiast.

O interesse pela profissão teve início durante o curso de Agronomia, como uma ótima alternativa de unir sua paixão pela natureza, pela tecnologia e por vinhos. 

Cecília Aldaz

Argentina natural de Mendoza e moradora do Rio de Janeiro, a sommelière Cecília Aldaz fez estágio no laboratório de uma vinícola e se apaixonou pelo universo dos vinhos. 

Cecília já foi eleita a sommelière do ano pela Comer & Beber 2016 e, pela sua trajetória, se tornou uma das mais respeitadas sommelières do Brasil. Ela é responsável, hoje, pela adega do restaurante Oro no Rio de Janeiro, além de apresentar um programa de TV sobre vinhos.

Jancis Robinson | Winepedia

Jancis Robinson 

Uma das críticas mais respeitadas do mundo do vinho, a britânica Jancis Robinson é a conselheira da adega da Rainha Elizabeth II. Estudiosa do vinho e seu mercado de consumo, Jancis já lançou vários livros que são referência para o aprendizado de muitos enófilos e profissionais da área. 

A especialista em vinhos possui um vasto estudo sobre os tipos de uva, além de publicar pontuações que concede aos vinhos, conteúdos sobre regiões vitivinícolas, safras e diversos artigos. Jancis Robinson ainda assina uma coluna semanal sobre vinho no prestigiado jornal “The Financial Times”.

Susana Balbo | Winepedia

Susana Balbo

Além de ter sido a primeira mulher a obter o título de enóloga na Argentina, Susana Balbo também foi pioneira na elaboração de Torrontés no país. Durante sua gestão presidindo o Wines of Argentina, trabalhou fortemente para o posicionamento da uva Malbec como variedade emblemática da Argentina. 

Graças a esse árduo trabalho, os exemplares elaborados com Malbec no país começaram a competir entre os melhores vinhos do mundo.

Baronesa Philippine de | Winepedia

Baronesa Philippine de Rothschild

Dica de leitura:  Entrevista: Beth Liston, enóloga-chefe da Dark Horse

Considerada uma das mulheres mais importantes do mundo do vinho, a francesa Baronesa de Rothschild assumiu os negócios da família após a morte de seu pai, em 1988.

Philippine foi a primeira mulher a ocupar um cargo de tamanha expressão em uma vinícola, além de ser tida como a responsável pelo sucesso de vendas de suas vinícolas nos últimos anos. 

Dona de um faro único para os negócios, a Baronesa uniu-se a importantes viticultores, como o estadunidense Robert Mondavi, para criar o mais nobre tinto dos EUA e um dos maiores do mundo, o Opus One.

Além disso, Philippine modernizou as vinícolas da família, criou novas marcas de sucesso, tornou-se conceituada em todo o mundo e a maior exportadora de vinhos de Bordeaux. Ela também expandiu a produção para outros países, explorando novos terroirs.

Madame Clicquot Ponsardin | Winepedia

Madame Clicquot Ponsardin

A primeira dama do Champagne, Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, revolucionou o mundo dos espumantes. 

Em 1805, aos 27 anos, ela ficou viúva e mesmo vivendo em uma época em que as mulheres ainda não desempenhavam qualquer papel no mundo dos negócios, assumiu os negócios do marido com muita paixão e determinação.

Barbe-Nicole foi a responsável por expandir a produção e tornar a Veuve Clicquot uma das marcas de champagne mais desejadas do mundo. Além disso, ela desenvolveu técnicas de produção que são utilizadas até hoje – como a mesa para o remuage, etapa importante que remove da garrafa os sedimentos da segunda fermentação.

Debra Meiburg | Winepedia

Debra Meiburg

Residindo na Ásia, Debra Meiburg é nascida na Califórnia e fundou a maior competição de vinhos do continente, a “Cathay Pacific Hong Kong International Wine & Spirit Competition”, com apoio do Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong.

Debra é também jornalista, mantendo uma coluna semanal no jornal “South China Morning Post”, tendo sido eleita a mais influente colunista de vinhos na região em 2007. Por lá, ainda é professora em cursos educacionais para quem se interessa por vinhos.

Laura Jewell | Winepedia

Laura Jewell

Laura Jewell é a encarregada do portfólio de vinhos da maior cadeia de supermercados do Reino Unido, a Tesco.  

Além disso, Laura é presidente de uma das escolas de vinho mais importantes do mundo, a “Wine and Spirits Education Trust”, sendo a primeira mulher a exercer o cargo em 43 anos de existência da escola.

Joanna Simon | Winepedia

Joanna Simon

Jornalista, Joanna é crítica de vinhos do jornal “The Sunday Times” há 22 anos, editora de vinhos e gastronomia da revista “House & Garden”. 

Ela também escreve para outras revistas como a “Decanter”, além de ter vários livros reconhecidos no meio do vinho, sendo um dos mais famosos por aqui o dedicado à harmonização enogastronômica, “Wine With Food”.

Suzana Barelli | Winepedia

Suzana Barelli

Dica de leitura:  Figuras do mundo do vinho

Brasileira, jornalista especializada em vinhos e socióloga de formação, Suzana Barelli trabalhou em grandes veículos de comunicação, como o jornal “Folha de São Paulo” e a revista “Carta Capital”. 

Ela é formada como sommelière pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers) e atuou como editora de vinhos da revista “Menu”, colunista na revista “Isto É Platinum” e no site da “Isto É Dinheiro”.

Foi jurada em edições do Argentina Wine Awards, concurso que, em 2015, teve júri composto apenas por mulheres, sobre o tema “The Empowerment of Women in Wine” – para enfatizar o papel da mulher no mundo do vinho.

As mulheres na Wine

Com tamanha força feminina, a Wine se orgulha também em fazer parte do movimento de ampliação dessa atuação das mulheres no universo dos vinhos. A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, conta com duas sommelières que atuam na curadoria de vinhos e gestão de conteúdos da marca. 

Conheça também um pouco da trajetória das duas sommelières Wine:

Cibele Siqueira

Com experiência no ramo de bebidas há mais de 12 anos, Cibele tem certificação WSET 3, EVP – especialista em Vins de Provence. Advogada formada em Direito pela Faculdade de Franca, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC-RS é sommelière formada pelo Senac e Fisar/UCS e apaixonada por vinhos muito antes disso.

Paula Daidone

Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Wine Marketing & Events, em Portugal. Possui diversas certificações internacionais em seus 12 anos de atuação no mercado de vinhos. Foi premiada como melhor profissional a serviço do vinho em Portugal, pela Associação dos Escanções de Portugal, e recebeu Menção Honrosa no 22° Troféu São Paulo pela Câmara Municipal de SP pela contribuição ao jornalismo enogastronômico da cidade de São Paulo. Paula também morou na região de Champagne, na França, e é uma das maiores especialistas no assunto do país. 

Além das duas, a Wine tem, hoje, mais de 40% dos cargos de liderança da empresa sendo ocupados por mulheres. Quer conhecer mais sobre a Wine? Confira em nosso site e confira a história do maior e-commerce de vinhos do mundo

Escrito por: Wine