Curiosidades

O que é Quinta?

02 dezembro 2016
  • 6561 visualizações
  • 3 comentários

No mundo do vinho, existem diversos termos específicos. Por exemplo, Quinta. Você sabe o que significa? Descubra aqui.

Diversidade é o que não falta quando o assunto é vinho. São muito nomes de uvas, países produtores, tipos de rótulos e por aí vai. Aliás, algumas dessas expressões diferentes podem ter o mesmo significado, de acordo com o país de origem ou até a região. Os termos usados para designar as propriedades vinícolas são um exemplo disso.

Em Borgonha, na França, os locais que produzem vinho são conhecidos como Domaine. Já em Bordeaux, no mesmo país, passam a ser chamados de Château. No Chile, são Viñas ou Bodegas, como também são conhecidas na Argentina e na Espanha.

Quinta, de forma geral, é como os portugueses chamam suas propriedades rurais, normalmente apresentando uma habitação no terreno. Na linguagem do vinho, são vinhedos ou propriedades vinícolas, assim chamadas nas principais regiões portuguesas.

Dica de leitura:  Os espumantes no cenário mundial

Experimente alguns vinhos deliciosos elaborados em Quintas que indicamos para você:

Quinta do Portal Moscatel Galego Branco 2015Vinho Quinta do Portal Moscatel Galego Branco 2015 – Aromas de frutas brancas e cítricas, com evidente lichia e notas florais, lembrando flor de laranjeira.

 

Sino da Romaneira DOC Douro 2010Vinho Sino da Romaneira DOC Douro 2010 – Equilibrado, fresco, com bom corpo, taninos presentes e final saboroso, possui toque floral e ligeiramente picante.

 

Quinta do Portal Grande Reserva 2009Vinho Quinta do Portal Grande Reserva 2009 – O paladar estruturado e o aroma frutado com notas defumadas agregam complexidade a esse exemplar.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.