Curiosidades

Os benefícios do vinho para a saúde

07 abril 2015
  • 1273 visualizações
  • 4 comentários

No Dia Mundial da Saúde, descubra quais são os reais benefícios do vinho para a sua saúde.

Já dizia o dito popular: “Vinho é o melhor remédio”. E nós sabemos disso, afinal, nada como uma boa taça para alegrar a alma e aquecer o corpo.

Mas entre as muitas pesquisas que são divulgadas sobre os reais benefícios do vinho para a saúde, umas favoráveis ao consumo e outras não, pode ter ficado aquela dúvida se a nossa bebida preferida é realmente benéfica ou não.

Para esclarecer isso, aproveitamos o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, para conversar com quem entende do assunto. O bate-papo foi com a Dra. Maria Alice Costa Coelho, nefrologista e médica do trabalho. Confira!

Sommelier Wine – Podemos afirmar que o vinho tem propriedades benéficas à saúde?
Dra. Maria Alice Costa Coelho – Sim. O vinho traz benefícios comprovados à saúde, quando consumido de forma correta e quantidade moderada – até 2 taças ao dia. Nessas condições, o vinho pode trazer qualidade de vida e uma sensação muito agradável de bem estar.

O conteúdo de compostos fenólicos,como o resveratrol, antocianinas e outros flavonoides que fazem parte da composição do vinho têm propriedades antioxidantes e anticoagulantes, que, ao tempo em que inibem a formação de radicais livres, retardando o envelhecimento das células e prevenindo ou atenuando doenças degenerativas, também previnem doenças cardiovasculares.

Dica de leitura:  Como fazer Vinho Quente?

Sommelier Wine – Há situações de prevenção ou cura em que o vinho pode ser diretamente benéfico?
Dra. Maria Alice – Sim. Ajuda na prevenção de tromboses, pelo efeito anticoagulante do resveratrol e também na prevenção de complicações da hipertensão arterial e de outros problemas cardiovasculares.

Ainda promove a baixa do LDL, o “mau colesterol” e alta do HDL, o “bom colesterol”. O efeito anticoagulante do resveratrol e o antioxidante dos flavonoides beneficia portadores de Diabetes Mellitus.

Há também referências de cura de bactérias portadoras de úlceras pépticas , gastrites e outras patologias do trato gastrointestinal e de redução de cancros e tumores malignos, em caráter experimental, estabilização de cataratas, dentre outras patologias.

Sommelier Wine – As ações benéficas do vinho são iguais para todos, independentemente do gênero e idade?
Dra. Maria Alice – Quanto ao gênero, sim, considerando-se apenas que há uma tolerância menor das mulheres ao efeito do álcool contido na composição do vinho.

Dica de leitura:  Nomes lusitanos, ora pois

Quanto a idade, para os idosos não há restrições severas, mas deve-se observar o critério da moderação, com relação à dose diária de 1 a 2 taças de vinho diárias.

Sommelier Wine – Enquanto apreciadora da bebida e médica, como são seus hábitos de consumo do vinho e quais cuidados toma?
Dra. Maria Alice – Sou consumidora habitual de vinho e, geralmente, procuro harmonizá-lo com a comida para evitar indisposições gástricas.

Gosto de estimular os sentidos ao ativar o olfato e degustá-lo, antes de ingeri-lo, pausadamente, usufruindo de todo o prazer que nos proporciona.

Nunca bebo vinho sem comer alguma coisa e sempre procuro me hidratar bastante com água, durante e depois do consumo.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.