Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Um brinde aos sabores da Espanha

30 agosto 2018
  • 4706 visualizações
  • 2 comentários

Com inspiração na rica culinária espanhola, confira dicas imperdíveis de como harmonizar o Cava, tradicional espumante da Espanha.

Estilo de vinho típico da Espanha e famoso no mundo todo, o Cava é um espumante cuja história é secular. A bebida caiu nas graças da realeza espanhola na segunda metade do século XIX e, desde então, é associada a celebrações – assim como o Champagne.

Esse estilo é originário da Catalunha, e mais precisamente de Penedès, região vitivinícola localizada a cerca de 50 quilômetros ao norte de Barcelona, onde o clima mediterrâneo e a geografia montanhosa da região favorecem as vinhas; as grandes variações de temperatura entre o dia, normalmente ensolarado, e a noite, sempre fria, são ideais para o plantio.

Hoje, no entanto, o Cava – cujo nome significa “caverna subterrânea”, uma referência ao local onde eram realizados os processos de fermentação e armazenamento – é muito mais do que simplesmente um espumante utilizado em festas e comemorações.

Dica de leitura:  Vinho vegano: o que é e como identificá-lo

Sua fama é de ser uma bebida do dia a dia, perfeito para harmonizar com a deliciosa culinária local, cujos pratos são, inclusive, elaborados levando em conta os estilos de vinhos espanhóis.

Contrariando o senso comum, a bebida não precisa ser consumida apenas com alimentos leves, entradinhas e tira-gostos. O espumante é ideal para combater a gordura dos substanciais pratos e “mexidões” clássicos da região, como a famosa paella, a escudella, o pato, o cordeiro, a vitela, o frango penedesenca, a anchova e os embutidos de maneira geral – caso da morcilla, o equivalente ao nosso chouriço.

Há ainda uma série de outras opções de harmonização – os deliciosos queijos, as saladas (como a sofisticada Xató), as famosas sopa de alho e torta de azeite também podem ser saborosos acompanhamentos para o Cava, um espumante que combina com quase tudo.

Escrito por: