Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Vignamaggio: a Mona Lisa e o vinho

12 maio 2015
  • 1519 visualizações
  • 2 comentários

Você conhece a relação entre a Mona Lisa e o vinho? Saiba mais sobre a curiosa história da vila italiana que reúne arte e viticultura.

Na próxima vez que você olhar para o famoso quadro da Mona Lisa, do renascentista italiano Leonardo da Vinci, não se concentre no rosto da senhorita, com o seu conhecido meio sorriso misterioso.

Observe e dê atenção à paisagem de colinas e vinhedos, delicadamente pintada, ao fundo do quadro.

Mona Lisa - Vignamaggio

Essa é quase exatamente a visão que você pode ter no terraço da Vignamaggio, uma propriedade vinícola de 161 hectares, em Chianti, na Toscana, Itália.

A Vignamaggio é composta por uma vila da renascença, que remete ao século XIV, rodeada de jardins, onde localizam-se quartos e suítes, em visitantes podem se hospedar.

Leonardo Da Vinci cresceu a apenas algumas milhas dali e, provavelmente, esse bela região serviu de cenário para a pintura de uma das mais notáveis obras de arte do mundo, a Mona Lisa.

Dica de leitura:  Rótulos de vinhos que guardam histórias

A Vignarnaggio já era uma região bastante conhecida há 500 anos. Supostamente, foi o local de nascimento de Mona Lisa, pois sua família, os ricos Gherardinis, moravam lá no século XIV.

Desde 1988, o Sr. Gianni Nunziante, o novo proprietário da Vignarnaggio, empreendeu uma extensa renovação dos edifícios, dos jardins, das vinhas e das adegas.

Nas antigas caves subterrâneas, o proprietário instalou novas prensas, cubas de aço inoxidável e barricas de carvalho francês, transformando a região em uma das mais importantes vitivinicultoras de Toscana.

Passeio obrigatório para os amantes do vinho e da arte.

 

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.