Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Vinho emagrece? Descubra agora de uma vez por todas!

27 outubro 2020
  • 428 visualizações
  • 0 comentários

A bebida pode motivar ou acabar de vez com o processo de emagrecimento e deve ser consumida de acordo com recomendação de um nutricionista.

Quem resiste a uma taça de vinho, mesmo quando está de dieta? Seria ótimo se a bebida ajudasse a perder peso, a definir o corpo e a manter a saúde em dia.

Felizmente, já há estudos afirmando que a bebida faz muito bem para seus apreciadores, mas ainda é incerto dizer que ela ajuda a emagrecer. 

O que dá pra afirmar é que o vinho é uma bebida alcoólica com alto teor de açúcar. Uma taça de 200 ml contém cerca de 130 calorias, considerando um vinho de mesa seco entre 11 e 14% e álcool. Além disso, as bebidas alcoólicas se transformam em gordura. 

É verdade que vinho emagrece?

A resposta certa para essa pergunta é: depende. 

Um estudo norte-americano com 19 mil mulheres ao longo de 13 anos, publicado na revista “Archives of Internal Medicine”, mostrou que aquelas que não consumiam bebidas alcoólicas foram as que mais engordaram e quem bebia moderadamente conseguiu manter o peso mais estável e apresentou 30% menos risco de desenvolver obesidade. 

Outro estudo, realizado pela Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, demonstrou que o consumo de vinho tinto pode ajudar pessoas com sobrepeso a queimar gordura, devido a presença do ácido elágico.

Mais uma pesquisa dos Estados Unidos encontrou evidências de que os polifenóis do vinho tinto evitam que alimentos gordurosos sejam convertidos em tecido adiposo e também mantém a glicose baixa entre as células de gordura. 

Porém, mesmo com tantos estudos promissores, os benefícios do vinho para a perda de peso dependem daquilo que você está comendo e bebendo, e das quantidades. Uma alimentação equilibrada, sem abuso de álcool e com acompanhamento nutricional de um especialista é essencial para se obter bons resultados no processo de emagrecimento. 

Qual vinho ajuda a emagrecer?

O vinho tinto é a bebida que forneceu os melhores resultados entre os diferentes estudos apresentados. Acredita-se que o resveratrol, que é um polifenol que age como antioxidante, é o responsável pelo sucesso.

O resveratrol pode ser encontrado na maioria das frutas, mas principalmente naquelas escuras ou de cascas escuras, como é o caso das uvas. 

Ou seja, no vinho há uma grande concentração da substância: quanto mais escuro for o vinho, mais polifenóis ele contém e, consequentemente, melhor é a bebida como aliada da dieta. 

Quem está de dieta pode beber vinho?

Novamente, a melhor resposta aqui é: depende!

Entre as bebidas alcoólicas, o vinho é, de fato, a mais benéfica, mas isso não significa que ele necessariamente deva fazer parte das dietas para emagrecimento.

Alguns especialistas são mais rigorosos e acreditam que, para que a perda de peso aconteça, o vinho deve ser banido de vez, devido a seu teor de açúcar, à paralisação da metabolização de outros nutrientes e à gordura em que ele acaba se transformando. 

Há nutricionistas que recomendam diminuir ao máximo o consumo da bebida e, se for para tomar, substituir o carboidrato do prato por uma taça de vinho. Isso pode ser feito uma ou duas vezes na semana.

Porém, devido a seus demais benefícios para a saúde, alguns especialistas recomendam a ingestão de vinho, mas com moderação, é claro. 

Ou seja, o ideal é conversar com o seu nutricionista para entender se o vinho se encaixa na sua dieta e qual a melhor forma de desfrutá-lo sem comprometer os números na balança. É bom tomar vinho antes de dormir?

Não dá pra negar que o vinho ajuda a relaxar e, portanto, temos uma boa noite de sono após apreciar uma taça. 

Devido à presença do resveratrol, o vinho também ajuda a diminuir a fome, o que pode auxiliar na perda de peso. 

Mas os especialistas são cautelosos ao recomendar o vinho antes de dormir, já que é possível se obter a mesma substância em frutas in natura, como amoras, mirtilo e maçã.

Quais são os principais benefícios do vinho?

Enquanto ainda não dá para saber ao certo se o vinho emagrece ou não, dá para aproveitar inúmeros outros benefícios desse precioso líquido para a saúde e o bem-estar. Vamos relembrar quais são?

  • Diminui a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos.
  • Previne o câncer, devido a propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres;
  • Tem ação anti-inflamatória, reduzindo inflamações como artrite, úlceras e asma.
  • Previne contra trombose, derrame e AVC, por ter ação anti-coágulos e antioxidante.
  • Reduz o risco de problemas cardíacos, como infartos.
  • Melhora a digestão graças ao aumento da produção de suco gástrico e estimulação da vesícula.
  • Evita os resfriados comuns devido a presença de antioxidantes. 
  • Induz o sono, pois as uvas contêm altos níveis do hormônio melatonina. 
  • Aumenta em cerca de 50% a criatividade e os estímulos cerebrais em geral.
  • É afrodisíaco e aumenta especialmente a libido feminina.

Esses são só alguns benefícios dessa bebida irresistível. A todo momento a ciência vem descobrindo mais novidades sobre o vinho, e quem sabe, logo teremos certeza se ele é ou não o melhor amigo da sua dieta!

Escrito por: Wine