Dia do Enólogo
- 205 curtidas
- 9224 visualizações
- 0 comentários
Enólogos são como artistas e sabem profundamente as técnicas para elaborar verdadeiras obras de artes. Saiba mais sobre esses profissionais do vinho.
Em 22 de outubro, celebramos o dia do profissional que estuda o vinho com muita paixão e dedicação: o enólogo.
De forma geral, os enólogos são responsáveis pela elaboração da nossa bebida favorita. Aliás, o processo de produção dos rótulos começa bem antes das uvas serem plantadas. Eles quem tomam as decisões, em todas as etapas, desde a análise do terroir, os métodos de irrigação, as escolhas das mudas, a melhor técnica para plantar, para podar, até a colheita.
Depois da vindima, o enólogo é quem define as técnicas de vinificação, os cortes, o tempo de amadurecimento e o momento certo de o vinho ir para o mercado. Por tudo isso, ser enólogo é uma atividade fascinante.
Na Wine, nós contamos com o apoio dos enólogos das vinícolas que são nossas parceiras, que se mostram empenhados em nos explicar cada etapa do processo de elaboração dos rótulos. Inclusive, nossos Winehunters já auxiliaram em vários processos de produção de alguns exemplares incríveis, como você pode ver aqui.
Além disso, temos o privilégio de ter uma enóloga no nosso time: a Ana Cristina Fulgêncio. Supervisora da equipe de sommeliers e enóloga, ela soma conhecimento técnico e nos ajuda a esclarecer muitas das dúvidas que surgem quando trabalhamos com um novo exemplar.
Veja depoimentos de alguns dos enólogos de vinícolas parceiras:
“Defini muito novo e de modo natural que seria enólogo, pois pertenço à quinta geração de uma família de viticultores que produz sobre uma extensão de 30 hectares no Gers [departamento no sudoeste da França]. Mas, antes, cogitei ser pedreiro”.
Nicolas Labenne, diretor técnico na vinícola francesa Jean-Michel Cazes e membro da Associação dos Enólogos de Bordeaux
“Em época de colheita, provamos o conteúdo de cada tanque diariamente. Há cerca de 300 deles na vinícola, ainda que não sejam todos usados simultaneamente. Na fase de mesclas, após o período de fermentação, são entre 40 e 60 degustações por dia. Além disso, há sessões técnicas periódicas em que experimentamos, às cegas, rótulos da concorrência, além dos nossos”.
Javier Solari, enólogo da vinícola chilena Canepa
“Fazer vinho não é um jogo. Demanda profissionalismo e comprometimento. A degustação tampouco é uma piada. Mas é engraçado lidar com pessoas que, após 15 taças, não conseguem mais perceber que a última contém água, e não vinho”.
Alberto Zanello, enólogo da vinícola italiana Fantinel