Dia Mundial do Vinho: um dia para comemorar a nossa bebida favorita do mundo
- 16 curtidas
- 480 visualizações
- 0 comentários
Como surgiu, as programações ao redor do globo, curiosidades sobre o vinho e muito mais te esperam no post de hoje!
Comemorado no mundo todo em 18 de fevereiro, o Dia Mundial do Vinho é uma oportunidade de celebrar e, por que não, degustar, essa bebida especial que permeia a História mundial desde os primórdios.
Diferentemente do Dia Nacional do Vinho, comemorado no primeiro domingo de junho, o dia mundial reúne programações especiais de vinícolas de diversos países.
Acompanhe a leitura para saber mais sobre a data!
Dia Mundial do Vinho
O Dia Mundial do Vinho, também conhecido como “World Wine Day”, é uma iniciativa criada para celebrar a cultura, tradição e apreciação do vinho em todo o mundo. No entanto, não existe um consenso sobre sua origem e a celebração pode variar de acordo com diferentes regiões e organizações.
Acredita-se que a ideia de dedicar um dia inteiro à nossa bebida favorita tenha surgido naturalmente devido à longa história e importância cultural que o vinho tem em diversas sociedades ao redor do mundo.
Não à toa, muitos países e regiões vinícolas têm suas próprias tradições de celebração do vinho em datas específicas ao longo do ano, como festivais de vinho, feiras e eventos culturais.
Como dissemos anteriormente, o vinho faz parte da História desde sempre, praticamente, tendo sido uma parte integrante da civilização por milhares de anos, desempenhando papéis religiosos, sociais, econômicos e culturais em diversas culturas antigas e contemporâneas.
No fim das contas, o que importa é que essa é uma ocasião mais que especial para reunir pessoas queridas em torno de bons rótulos e para apreciar bons momentos, não é mesmo? A gente ama!
Programações ao redor do mundo
O Dia Mundial do Vinho é celebrado de várias maneiras em todo o mundo, com eventos diversos.
Muitas vinícolas, lojas de vinhos e bares organizam degustações especiais de rótulos para marcar a data, por exemplo. Já em restaurantes, os chefs organizam jantares românticos ou menus de degustação com destaque para vinhos específicos.
Em algumas regiões vinícolas, como Bordeaux, na França, ou Napa Valley, nos Estados Unidos, são realizados festivais de vinho, que podem incluir degustações de vinhos de vinícolas locais, tours por elas, música ao vivo, comida local e outras atividades relacionadas.
Muito legal, não é mesmo?
7 curiosidades imperdíveis sobre vinho
Já que o Dia Mundial do Vinho é dia de além de beber, conhecer mais sobre a bebida também, nada melhor do que ficar por dentro das curiosidades imperdíveis abaixo.
Separamos sete curiosidades sobre o mundo do vinho para você conferir!
1. O Brasil ocupa a posição de destaque como o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul, contando com cerca de 78 mil hectares de vinhedos plantados em seu território. Anualmente, essa extensão de vinhas contribui para uma produção estimada em 1,5 milhão de toneladas de uvas, consolidando o país como um importante pólo vinícola na região.
2. Em 2021, de acordo com estudo da Wine Intelligence, o número de consumidores de vinho no Brasil dobrou em comparação com os dez anos anteriores, em 2011, totalizando cerca de 36% da população brasileira e 50 milhões de adultos à época.
3. No princípio, o vinho era reverenciado como uma bebida sagrada, dedicada aos deuses e apresentada como uma oferta aos monarcas. Com o avanço do Império Romano, sua importância transcendeu o âmbito religioso, tornando-se uma parte essencial da vida cotidiana e uma comodidade acessível a todos os cidadãos.
4. Segundo levantamento da Euromonitor, na pandemia, o consumo de vinho no Brasil bateu 400 milhões de litros, um salto em comparação com 2017, por exemplo, onde só foram consumidos 317 milhões.
5.Como já contamos neste conteúdo sobre curiosidades do mundo do vinho, outra fato interessante sobre a bebida é que, enquanto os tintos tendem a clarear com o tempo, os vinhos brancos ganham novos tons mais escuros devido ao processo de oxidação. A tendência é que, depois de algumas décadas, tanto os vinhos tintos quanto os brancos passem a ter tons semelhantes à cor marrom.
6. A Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Tempranillo são as uvas mais consumidas no mundo, de acordo com relatório da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
7. Por fim, você sabia que os vinhos brancos também podem ser feitos com uvas tintas? Sim, isso é possível porque as polpas das uvas geralmente são claras, sem pigmentos de cor. Assim, na utilização de uvas tintas para a produção de vinhos brancos, o líquido não pode ter nenhum contato com as cascas.
Inovação e o que esperar para o futuro
Para fechar, que tal encerrar a sua leitura sobre o já tradicional Dia Mundial do Vinho olhando também para o que vem no futuro?
Novas tecnologias vêm surgindo a cada dia e facilitando todo o processo de produção da bebida, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento. Além disso, a inteligência artificial também já invadiu este universo, com vinícolas a utilizando para prever a qualidade das uvas junto com sistemas de automação feitos para otimizar a produção.
Pensa que acabou? Ainda não!
No mundo todo, a sustentabilidade é a bola da vez, e isso não poderia ser diferente nas vinícolas nacionais e internacionais, que têm implementado métodos orgânicos e biodinâmicos de cultivo, conservação de água, energia renovável e embalagens eco-friendly para reduzir seu impacto ambiental.
O movimento em direção a vinhos naturais, feitos com pouca ou nenhuma intervenção química, também está ganhando popularidade, com uso mínimo de sulfitos, fermentações espontâneas e técnicas mais artesanais de vinificação.
Temos ou não temos ótimos motivos para comemorar a data?
Confira mais conteúdos sobre o universo do vinho de onde estiver, ao alcance dos seus ouvidos: conheça o Wineverso Podcast, o podcast da Wine!