Diário do Winehunter

As tipicidades do Napa Valley

24 novembro 2014
  • 743 visualizações
  • 2 comentários

Entre as regiões vitivinícolas mais famosas do mundo, está o Napa Valley. Uma terra cheia de minúcias e detalhes que encantam.

Vicente Jorge

Névoa densa cobrindo as vinhas e frio. Assim é uma típica manhã no Napa Valley, região que abriga alguns dos vinhedos mais cobiçados, berço de grandes nomes da vitivinicultura do Novo Mundo e, também, de pequenas vinícolas.

Isso mesmo. As vinícolas chamadas boutique são um dos detalhes que encantam nessa região. Com produção limitada e, muitas, com o trabalho quase todo manual, elas são um verdadeiro atrativo para caçadores de vinho, como nós.

Eis aí o registro de uma das muitas apresentações de vinhos, em vinícola boutique, das quais participamos em nossa última viagem pelo Napa Valley.

Desgustaçaõ Napa Valley 1

Nesta vinícola, a produção era tão pequena que pudemos fazer uma foto bem interessante. Itens nada comum de serem vistos em grandes vinícolas, barricas de aço para fermentação em pouca quantidade.

Dica de leitura:  Como pronunciar os nomes das uvas

Vinicola Napa Valley

Outra tipicidade do local que nos chamou a atenção pode ser observada nesta imagem. No Napa é comum vermos caminhonetes transportando pequenas produções para venda local.

Napa Valley

E, às vezes, nós topamos com cada lei esquisita no mundo do vinho. Veja só essa:

Em algumas vinícolas do Napa Valley, não se pode usar taças de cristal ou de vidro dentro do parque vínico. Somente recipientes que não quebram, como estes frascos da foto abaixo feitos com um tipo de plástico. Viajando e aprendendo.

Degustação curiosa

Escrito por: Vicente Jorge

Winehunter, já lecionou em cursos de sommelier e tem mais de 22 anos de experiência no mundo do vinho.