Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Vamos falar de Champagne

11 dezembro 2014
  • 791 visualizações
  • 0 comentários

E tem assunto melhor nesta época do ano? Confira um pouco das nossas descobertas em Champagne.

Por Vicente Jorge

Nesta época de festas e comemorações, eles reinam. Estou falando dos festivos champagnes, que são elaborados sob cuidados peculiares para que exibam sempre a qualidade que fez o nome da região de Champagne, na França.

Por isso, por lá, é possível ver cenas como a da foto em destaque, com caves escavadas no calcário a mais de 30 metros de profundidade, onde  descansam milhares de garrafas.

Ou até mesmo um labirinto interminável de túneis de calcário que compõem o subsolo de Champagne. Tentei registrar uma parte dele, para você ter ao menos uma ideia do que estou falando. Pessoalmente, é algo incrível de ver.

Quem vai à essa região, além de ficar fascinado com a bebida e tudo que há por trás dela, também é arrebatado pelas construções históricas, como a majestosa catedral de  Notre-Dame de Reims. De perto, dá para ver os buracos de balas de uma invasão que sofreu, mas nem isso tira sua impressionante beleza.

Dica de leitura:  Qual a origem do espumante?

Catedral de Reims

E em um lugar como esse o encanto é completo, por fora e por dentro. Aproveitei para dar uma pausa e agradecer aos santos que nos acompanham e nos protegem em nossas jornadas.

Vicente

Após várias visitas em casas de champagne espetaculares, nada melhor do que encerrar o dia em um bar especializado nas borbulhas. Fica a dica para quando você for visitar a região. E, se não for por agora, degustar bons champagnes neste fim de ano é uma boa forma de começar a conhecer. Saúde!

Bar Champagne

 

Escrito por: Vicente Jorge

Winehunter, já lecionou em cursos de sommelier e tem mais de 22 anos de experiência no mundo do vinho.