Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como se guiar pela carta de vinhos

15 fevereiro 2016
  • 1306 visualizações
  • 0 comentários

Veja dicas preciosas do que fazer quando estiver com a carta de vinhos de um estabelecimento em mãos.

Dentro ou fora de casa, vinho é sempre uma boa pedida. Mas fazer a escolha certa ao analisar a carta de vinhos de algum estabelecimento pode ser um pouco complicado. Por isso, é sempre bom procurar saber se você poderá contar com a ajuda do Sommelier da casa.

Contudo, se mesmo com esse recurso à disposição, você preferir se aventurar, seguem algumas dicas valiosas:

Saiba por onde começar

Qual o objetivo da escolha do vinho? Ele será a estrela da mesa? Já pensou em algum prato específico? Se sim, ajuste-o sempre ao vinho ou vice-versa. O bom é saber por onde começar. Se pedir uma salada leve ou uma massa com molho encorpado, siga o mesmo caminho com o peso do vinho.

Seja paciente e procure agradar

Se estiver sendo o anfitrião do momento, pergunte o que as pessoas gostariam de conhecer ou beber. Procure saber se elas têm preferência por algum país ou estilo. Muitas vezes, a experiência com o vinho é que merecerá o destaque da noite e não necessariamente ele precisará ser harmonizado.

Dica de leitura:  O leilão de Nederburg

Fator preço

O vinho mais caro pode ser melhor do que um mais barato, mas o contrário também ocorre. Nem sempre o que agradará seu paladar será o de maior custo. Sendo assim, procure a faixa de preço que melhor se adapte à ocasião. Outro fator que determina o valor é o tamanho da garrafa. Se poucas pessoas optarem por vinho durante a refeição, procure saber se o estabelecimento tem opções de meia garrafa (375 ml), o que evita desperdício. Em alguns casos, pode ser mais viável pedir a garrafa inteira ao invés de várias taças.

Alguns dados estarão, quase sempre, disponíveis

Em uma carta de vinhos, geralmente, aparecem informações como a safra, o nome do vinho, o produtor, a uva, a região, o país e o preço. Se oriente pelas experiências que já possui ou pelas curiosidades que tem.

Dica de leitura:  Enoturismo: conheça a Cantine Pellegrino

Busque compreender a proposta do estabelecimento

Se o local for temático, muitas vezes a carta de vinhos segue a mesma tendência, embora tenha outras opções de rótulos. Se for a um restaurante italiano, muito provável que a maioria dos exemplares seja do mesmo país, por exemplo. Que tal dar uma pesquisada antes em como são os vinhos para ser mais certeiro em sua escolha? A outra opção é se render às escolhas do local e arriscar conhecer exemplares de diferentes países ou regiões.

Em caso de muitas dúvidas…

Se mesmo seguindo as dicas à risca ainda ficou aquela dúvida na decisão final, não hesite. Chame o Sommelier para esclarecer alguns pontos. Você pode também, durante a escolha, ir conversando com o profissional. Quanto mais ele conhecer seu gosto, mais fácil e certeira será a escolha do vinho perfeito.

Escrito por: Ana Cristina Fulgêncio

Formada em Bioquímica Agrícola e em Viticultura e Enologia, já atuou em vinícolas, desde a elaboração até a venda do produto final.